2014/10/11

LG OLED Ultra HD de 65" por 3000 euros?


Os preços dos televisores tem caído a uma velocidade considerável, e com a chegada dos modelos Ultra HD e dos muitos desejados OLED isso parece estar a acontecer cada vez mais rapidamente. Se ainda recentemente vimos um modelo Philips Ultra HD de 58" por 999 euros; que vos parece se um modelo ainda maior - e OLED - começasse também a aproximar-se do patamar do aceitável?

A LG tem um modelo OLED Ultra HD de 65" (65EC9700) que chegou ao mercado por um preço de $10000, e tal como muitos outros modelos, tem visto o seu preço cair gradualmente, com algumas lojas a anunciar já preços na ordem dos $6000. Mas uma loja na Suiça colocou por momentos este modelo disponível para pré-encomenda por um valor de 3700 francos - o que se transforma em cerca de 3000 euros!

Não é que 3000 euros seja propriamente "barato" (longe disso), mas é um valor que se torna impressionante considerando que actualmente ainda temos muitos modelos de LCDs que custam isso ou até mais. Aliás, não será fácil encontrar um modelo Ultra HD de 65" que não custe mais que isso, e estamos a falar apenas de LCDs.

Independentemente do preço a que estes ecrãs estiverem, e por muito acentuada que seja a sua descida de preço - que muito apreciamos - importa relembrar que neste momento a melhor opção continuará a ser aguardar. Aguardar para que os conteúdos 4K fiquem disponíveis em quantidade e a preços convidativos; pois senão arriscam-se a comprar um televisor Ultra HD do qual estarão a tirar partido de apenas um quarto dos pixeis... (E também não é simpático ver que até o Netflix está a aproveitar a desculpa do Ultra HD para aumentar o preço 50% para quem quiser ter acesso a essa resolução.)

Pessoalmente, contentava-me por agora com um OLED de 65" só Full HD, mas por um terço do preço deste! ;)

2 comentários:

  1. Ainda me lembro de ver há pouco tempo (1 ano?) os OLED de 55" FullHD curvos a 10mil eur.
    Agora OLED 4k de 65" é uma imagem de sonho, só fica a faltar os nossos canais deixarem de usar logótipos berrantes permanentemente em cima da imagem que vão queimando aqueles pixeis que estão sempre acessos.
    Pois as por melhores tecnologias para imagem (tanto os CRT, como os Plasma e os OLED) têm tempos de resposta, contrastes reais e ângulos de visão muito bons, mas todos sofrem uma maior degradação de intensidade no pixeis acesos em permanente que se for para video (que é o que toda a gente quer ver na TV) não tem problema pois é uma degradação homogénea, mas com logótipos ou imagens de computador pode começar a ficar marcados, além de estragar o efeito imersivo que uma boa imagem pode proporcionar (como por exemplo os negros profundos que fazem com que as barras pretas em cima e em baixo não sejam vistas como fazendo parte da imagem).
    Cada vez que olho para o meu plasma Panasonic e vejo aqueles elementos publicitários (logótipos berrantes) a queimar os pixeis sobrepostos aos conteúdos pelos quais pago uma mensalidade, sinto vontade de cancelar a subscrição de todos estes canais até que mudem isto para uma coisa mais discreta, e se eles se estão nas tintas para quem tem Plasmas porque agora quase toda a gente compra LCD's, acho que está na altura de reverem esta politica com a chegada dos OLED, pois são indiscutivelmente os novos reis da qualidade de imagem.

    ResponderEliminar
  2. Na sequência desta TV (e ao fim de mais de uma decada a imaginarmos que o LED seria o ecrã perfeito) realmente podemos ficar com a dúvida se já chegámos ao limiar da qualidade da imagem que conseguimos ver... aqui fica um artigo neste sentido:
    http://www.cnet.com/news/post-4k-oled-tv-where-does-picture-quality-go-from-here/

    ResponderEliminar