Aos poucos, lá se vai conseguindo fazer avançar a exploração espacial que tanto nos fez/faz sonhar. A ida a Marte é o próximo ponto alto nesta campanha, mas para que isso aconteça a NASA vai aproveitar uma missão de captura de um asteróide para ensaiar e testar várias tecnologias que serão indispensáveis para uma missão tripulada a Marte... com direito a regresso.
A Asteroid Redirect Mission (ARM) da NASA pretende lançar uma sonda robótica no final desta década que terá como missão capturar um asteróide e colocá-lo em órbita da Lua, seguindo-se uma missão tripulada de exploração na década seguinte. Estas missões permitirão testar tecnologias como a propulsão iónica via energia solar, que permitirá acelerar consideravelmente as viagens de tão longas distâncias sem necessidade de carregar combustível (como aconteceria com os motores tradicionais); assim como novos fatos de astronautas concebidos para exploração - algo que não era feito desde a ida do Homem à Lua.
Outra área de desenvolvimento e que seria posta à prova seriam novos sistemas de interligação das naves e sondas, com a ligação da Orion à sonda que capturará o asteróide; e que servirá de teste para futuras missões onde a cápsula se poderá ligar a módulos de transporte ou de sobrevivência na ida a Marte.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)