2014/10/31

Tudo o que podes fazer na barra de endereços do Chome


A barra de endereços do browser muito evoluiu desde as suas primeiras versões (lembram-se de quando tínhamos uma caixa para endereços e outra para pesquisas?) Hoje em dia a barra de endereços de browsers como o Chrome permite fazer muito mais do que simplesmente introduzir o endereço do site a visitar, e hoje vamos mostrar algumas das coisas que provavelmente não sabem que lá podem fazer.

Fazer contas e conversões


Se necessitarem fazer umas contas rápidas, ou até conversões de unidades, o Chrome tentará responder-vos de forma imediata apresentando os resultados nas "sugestões". A poupança de tempo face a ter que saltar para outro programa ou abrir um site de conversões é suficiente para que rapidamente o Chrome se torne no vosso browser favorito.

Para especificarem as unidades que querem (caso não sejam sugeridas automaticamente) bastará ser um pouco mais explícito, escrevendo algo como "50 inches = feet".


Transformar o browser num bloco de notas


Querem escrever algo mas não têm um editor de texto à mão? O Chrome resolve (embora esta dica não se limite ao Chrome e funcione em muitos outros browsers). Basta escreverem na barra de endereços o seguinte:

  • data:text/html, <html contenteditable>

E essa página do browser transforma-se num bloco de notas onde poderão escrever. E não se preocupem em ter que memorizar isto, pois podem facilmente adicioná-la como bookmark para que esteja sempre pronta a ser usada quando for necessário.

(Não se esqueçam é que o que lá escreverem não fica guardado... pelo que... estão avisados.)


Pesquisar palavras com Drag and Drop


No Chrome, fazer uma pesquisa de algum texto de uma página é algo tão simples quanto seleccionar o que se quer pesquisar, clicar no botão direito do rato e escolher pesquisar no Google. Mas por vezes pode dar-se o caso de não o poderem fazer - talvez por essa página ter desactivado os botões do rato, ou o botão direito estar avariado (acontece!)

Felizmente há uma alternativa bastante simples. Basta seleccionarem o texto a pesquisar e arrastarem-no para a barra de endereços. E pronto, já está.


Usar o Chrome como file-explorer


Tal como usam o browser para navegar pela web, também o podem usar para navegar pelas pastas do vosso próprio computador. Bastará escreverem o célebre "C:" ou "file://localhost" para verem todo o conteúdo do vosso computador - ou até de computadores remotos na vossa rede, se tiverem acesso para isso.


Ver informação sobre o site que visitam


Quase ningém presta atenção ao pequeno símbolo que aparece ao lado do nome do site que estamos a visitar, mas se lá clicarem poderão ficar surpreendidos com a quantidade de informação que o Chome nos apresenta.

Não só temos acesso aos dados sobre a segurança do site (ou falta dela), como também aos cookies que o site está a utilizar e as permissões. É também uma excelente forma de rapidamente conseguirem gerir um site que esteja a ser demasiado chato - optando por desactivar o javascript, imagens, e muitas outras opções, para esse site especificamente.



Há muito mais que o Chrome pode fazer, e que seria impossível cobrir num único post; por isso, para terminar, relembro que podem (e devem) espreitar como adicionar motores de busca para sites funções específicas, de modo a poupar-vos tempo (e permitindo fazer coisas mais avançadas, como adicionar eventos no calendário.)


[via Lifehacker]

5 comentários:

  1. O firefox faz isto tudo menos o de fazer contas....

    ResponderEliminar
  2. Em relação ao bloco de notas, podes gravar como html a partir do menu.

    Não conhecia a função drag and drop, mas prefiro procurar o que tiver selecionado, com o botão direito do rato, que abre o resultado noutra janela.

    ResponderEliminar
  3. ... o meu faz... ;) (depois de carregar no enter...).

    ResponderEliminar
  4. falta o pesquisar em outros sites.
    e.g., imdb.com + Tab + texto a pesquisar

    ResponderEliminar
  5. "A sua primeira visita a este site (Aberto de Madrugada) ocorreu a 04/10/2014"

    Completamente errado...LOL

    ResponderEliminar