2014/11/03

Análise ao cartão microSDHC/XC Class 10 UHS-I da Kingston

Os cartões de memória são algo que a maioria das pessoas compra "sem pensar", e onde todos parecem idênticos. Só que há cartões e cartões, e o nosso Luis Costa foi comprovar se aqueles que se anunciam como sendo de velocidade elevada realmente estão à altura do que anunciam.


Hoje temos uma análise a um dos produtos mais simples e comuns, que é utilizado tanto nos equipamentos fixos, como nos móveis. Trata-se de um cartão SD, mas não é um cartão qualquer; é nem mais nem que um cartão microSDHC/XC Class 10 UHS-I da Kingston.

Os cartões UHS

Confesso que depois de ter comprado um cartão classe 10 de 32GB, deixei de acompanhar a evolução deste sector. Foi por isso com alguma surpresa que me deparei com esta nova classificação.


A interface UHS (I e II) segue-se ao cartões  "normal speed" e "high speed", chegando a versão 4.0 a uns impressionantes 156MB/s em escrita e 312MB/s em leitura. Este modelo da Kingston vem anunciado como sendo capaz de obter velocidades de 45/90MB/s, um pouco abaixo dos máximos previstos para a classe 3 (50/104MB/s).

Para se poder tirar partido destas velocidades (teóricas, claro está),  é necessário um leitor compatível com a versão do cartão.


Este Mobilelite G4 da Kingston é compatível com os cartões SD / SDHC / SDXC e também em formato microSD, suportando os mais recentes standards UHS-I e UHS-II. Utiliza USB 3.0, sendo retro-compatível com USB 2.0. É extremamente compacto. Numa face tem o slot para o cartões SD e na outra o slot para o microSD. Com um cartão rápido pode ser uma alternativa a uma pen USB, permitindo uma dupla utilização (PC e móvel).


Testes de desempenho

Os testes foram efectuados num Surface Pro. O cartão foi testado no leitor de cartões microSD do Surface e ainda através da porta USB 3.0 com recurso ao Mobilelite G4. Aproveitei a oportunidade, e efectuei ainda dois testes num desktop i5 com motherboard H77.

Foram efectuadas varias rondas de testes, as imagens apresentadas reflectem valores que se encontram na média dos resultados obtidos para cada teste. O intervalo de resultados não teve uma amplitude significativa.

Aplicações utilizadas:

Leitor de cartões na primeira linha de imagens, Mobilelite G4 na segunda linha e PC na terceira



São sem dúvida resultados surpreendentes e muito longe daquilo que é usual nos cartões SD de classe 10 "normais". Os valores registados confirmam o anunciado pela marca, situando-se entre os 47 e 95MB/s.

No Surface, os resultados do Mobilelite G4 em leitura são entre 8 a 25% superiores ao do leitor interno. Em escrita, os resultados são muito mais equilibrados, havendo apenas um dos testes com uma diferença de 25%, pelo que não será de considerar independente dos outros dois.

Curiosamente, os resultados no PC são muito semelhantes aos do Surface, o que abona em favor deste último.


Estes testes, embora sirvam como referência, acabam por não reflectir a utilização do dia a dia. Para tirar todas as dúvidas, resolvi efectuar mais dois testes no Surface Pro:
  • Cópia de ficheiro zip com 3,09GB
  • Cópia de pasta com 346MB, 284 ficheiros divididos por 27 pastas


Os resultados, como esperado, são bem diferentes entre si. No caso do ficheiro ZIP, o processo demorou 1m13s, o que representa uma velocidade de escrita de 43MB/s. A cópia da pasta demorou 25s, baixando a velocidade de escrita para os 14MB/s.


Apreciação Final

Se havia dúvidas, neste momento penso que estão desfeitas. A opção de compra de um cartão SD deverá recair nos UHS. Claro que esta opção pressupõe que têm leitores que suportem as velocidades que esta nova especificação permite. Há no entanto que ter atenção às especificações do cartão. Pese embora possa ter a classificação UHS, o mesmo não significa que tire o máximo partido desta. Assim, recomenda-se a leitura das especificações antes da compra.

A versão testada indica claramente nas especificações quais a velocidades máximas: 90MB/s em leitura e 45MB/s em escrita. Os resultados comprovaram os valores anunciados pela marca, e considerando que estes cartões estão disponíveis por cerca de 9 e 19 euros (versões de 16/32GB) este Kingston microSD UHS I recebe um dignificante:



Kingston microSD UHS I e Mobilelite G4




Galeria de Imagens





8 comentários:

  1. Interessante, por esse preço estão nas wortens e fnacs?

    ResponderEliminar
  2. Essas lojas cobram bastante mais pelos mesmos cartões, ainda fica mais barato mandar vir de loja como chiptec, pcdiga...basta ir ao kuantokusta.

    ResponderEliminar
  3. Tenho um na minha máquina fotográfica Pentax Q e funciona às mil maravilhas, além disso resolveu o problema que tinha com o meu cartão anterior que ao gravar vídeo em 1080p, se arrastava... Recomendo

    ResponderEliminar
  4. Será possível gravar vídeos 4K directamente neste cartão?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para gravar 4K(apesar de não ser exigível), a SD Association recomenda cartões Class 10 and UHS Speed Class 3 (U3).

      Nestes cartões com esses dois atributos(Classe 10 + "Classe" U3), cabem os MicroSD HC UHS-I(32GB) e MicroSD XC UHS-I(>=64GB)...

      Um exemplo concreto, é a "nova" gama Extreme PRO da Sandisk:

      http://www.sandisk.com/products/memory-cards/microsd/

      Porém, não é necessário ser Classe 3(U3) para gravar 4K(sem "quebras" ou "engasgos").
      Exemplo disso é o MicroSD HC UHS-I (U1) de 16GB da mesma marca e gama.

      Há que levar em conta 4 aspectos simultâneos e cruciais na escolha de um SD/MicroSD para vídeo 4K:

      Velocidades write elevadas(o padrão tende aproximar-se dos 100MB/s);
      Capacidade armazenamento generosa de preferência 32GB, 64GB(ou maior);
      Comprovação online do Benchmark real do mesmo;
      Compatibilidade com o dispositivo.

      Por norma, os melhores cartões são na prática os que apresentam as velocidades máximas de Write/Read mais elevadas e estes já contemplam todas as "etiquetas" exigíveis/aconselháveis na actualidade. Aconselha-se uma marca devidamente reputada nos resultados anunciados na área das memórias(Kingston, Sandisk, Samsung...), pois existem muitas outras(igualmente conhecidas), mas que invariavelmente ou quase sempre se revelam uma desilusão total para quem busca aquilo que realmente é anunciado "no papel".

      Pelas minhas contas e pesquisas, o preço médio dos melhores Micro SD´s do mercado(das marcas citadas) situa-se sensivelmente nos 0,80€/GB o que não é nada mau...

      Como eu disse num comentário abaixo, quando importados da China(AliExpress por exemplo), esse valor é drasticamente reduzido, mesmo nas marcas conceituadas!... :)

      Eliminar
  5. Essa do leitor compatível com o cartão andava-me a escapar a tempos... testo sempre os meus cartões no mesmo leitor.. já com uns anitos.

    Isto também quer dizer que um cartão destes pode não fazer diferença numa maquina fotográfica com 2 ou 3 anos, certo ?

    ResponderEliminar
  6. Excelente tema, parabéns!
    Numa próxima oportunidade considerem comparar também com portas USB 2.0 que ainda são muito comuns... para confirmar se consegue levar a porta ao máximo ou se há perdas adicionais.

    ResponderEliminar
  7. De facto, Kingston/Sandisk/Samsung são na minha opinião as mais fieis no valor anunciado... sem contar claro aquelas marca de luxo para fotógrafos com preços megalómanos... :)

    Comprei um MicroSD HC Samsung de 32GB Classe 10 UHS-I há já +de 3 anos para o meu velhinho N8 por somente 16€!(numa loja nacional) e diga-se que o cartão além da fidelidade para com as velocidades, ainda continua a funcionar lindamente em tudo quanto é lado...

    Acho ainda que a Samsung consegue levar vantagem em termos de preço e por essa deriva já ando a sondar um Samsung MicroSD XC 64GB Classe 10 PRO(Read: up to 90MB/s Write: up to 80MB/s)... ou então quem sabe um de 128GB para o Smartphone. :)

    Um conselho, vejam os preços dos MicroSD´s no AliExpress(Alibaba) em vendedores bem cotados... é de facto música para os olhos... :)

    ResponderEliminar