2014/11/03

Inglaterra quer roaming dentro do país


Quem usa um telemóvel já deverá estar familiarizado com o "roaming", que permite continuar a usar o seu próprio número de telefone para receber e realizar chamadas quando está noutro país e a usar a rede de outro operador. Mas a Inglaterra quer que isso aconteça mesmo quando não se sai do país.

O roaming é uma excelente solução técnica que permite que um equipamento se registe numa rede de outro operador e continue a funcionar como se estivesse na rede de origem; e durante muito tempo maravilhou aqueles que usavam telemóveis fora do país (ainda me lembro perfeitamente de receber a primeira chamada em roaming, de um amigo a perguntar-me se estava por casa, e eu a responder "neste momento estou na Alemanha"! :)

Só que nada obriga a que o roaming só funcione com operadores noutros países, e isso é algo que o governo inglês quer ver entre os operadores que operam no país - nem que seja à força de legislação que a isso os obrigue.

Embora seja cada vez mais raro encontrar zonas sem cobertura, poderá dar-se o caso de se estar num sítio onde o nosso operador não tenha sinal, mas se tenha sinal de um outro operador. Nesses casos, porque não se poderá usar a rede desse operador, tal como se faz quando se está noutro país? É algo que há muito deveria estar contemplado como sendo de uso "obrigatório", e beneficiaria todos os utilizadores. Poderia até dar origens a parcerias, onde um operador fornecesse o serviço de outro, numa certa região onde o seu sinal fosse inexistente e não fosse economicamente compensador colocar uma nova célula.

Só falta clarificar a questão dos custos... pois enquanto não forem abolidas as taxas de roaming (que teoricamente deverá acontecer no final de 2015), teria que se garantir que estes custos não fossem absurdamente excessivos para os consumidores.

2 comentários:

  1. Isto supostamente até ja existe, quem usa por ex a rede da Lycamobile em Portugal, uma MVNO, a rede celular fica em modo roaming, apesar de estarmos ca em Portugal. Isto acontece pq a Lycamobile usa a rede, penso q da Vodafone.

    ResponderEliminar
  2. Isto é uma coisa que sempre me interroguei, porque é que temos zonas onde chegam uns operadores e os outros chegam muito mal ou não chegam de todo, e era benefico para os operadores permitir que o cliente possa continuar a usar o seu telemovel com um custo acicional, mas deve haver guerras e interesses que impediram que isso fosse para a frente.
    Outra coisa que sempre imaginei era no caso de 2 telemoveis estarem perto (1 ou 2km) um telemovel conseguir comunicar directamente para outro sem ter que passar por uma celula intermedia. Sabendo que há muito que é tudo digital, sem investigar muito a coisa devia haver uma forma de conseguir alterando apenas o firmware dos telemoveis... mas claro que depois era preciso haver aprovações e não estando agarrado a um operador não deve poder operar sem licença nas frequencias que foram vendidas aos operadores... mais uma vez o negocio à frente do interesse dos utilizadores.
    Mas apesar de algumas coisas parecerem estar a evoluir no bom sentido, outras parecem estar a caminar para becos sem saída, por ex taxarem a utilização da Internet.. ou do armazenamento...

    ResponderEliminar