2014/11/17

Android Lollipop e o desperdício de espaço nos tablets


O Google tem tido uma tendência de desperdiçar cada vez mais espaço em muitos dos seus produtos e serviços, fazendo com que cada nova versão mostre cada vez menos conteúdos - mesmo quando se usam equipamentos cada vez maiores. Com o novo Android 5.0 Lollipop, o Google traz-nos um design completamente novo e moderno, mas onde algumas coisas parecem ir contra as suas próprias indicações, especialmente quando se usa um tablet como o Nexus 10.


Depois de no Android 4 o Google ter dedicado bastante tempo a adaptar o seu interface para que tirasse melhor partido dos tablets, no 5.0 isso parece ter sofrido um retrocesso.

[Nexus 9 à esquerda, Nexus 10 "esticado" à direita]

Pegando-se no próprio Nexus 10, que deveria servir como exemplo de referência, o Lollipop fica agora um sistema que em modo horizontal mantém os icons afastados das margens onde estariam mais acessíveis, e que em modo vertical mostra-nos um sistema "esticado" para caber no ecrã.


Mas mais exemplificativo será comparar os próprios ecrãs do sistema:



Enquanto anteriormente tínhamos um sistema multi-coluna que permitia tirar partido do espaço de ecrã, no Lollipop temos uma imensidão de espaço desperdiçado, e que vai contra as próprias indicações do Google no sentido de não se usar linhas demasiado longas:


Uma situação que infelizmente é recorrente em muitas outras apps do Google, como os Hangouts, e contactos.



Enfim, o Lollipop num tablet parece ser um festival de espaço desperdiçado, que se torna ainda mais notória quando usado num tablet de grandes dimensões. Querem mais um exemplo?


Enquanto a app do Android Wear nos permite ver algumas das acções num smartphone na vertical, quando usado num tablet, permite-nos usar todo o imenso espaço disponível... para ver uma imagem sem qualquer utilidade real.


Tratando-se de uma versão que dá um grande salto relativamente às anteriores, acho que temos que dar uma certa tolerância ao Google para que rectifique muitas coisas num Android 5.1 que venha a surgir em breve. Mas de qualquer forma, parece-me ser mau sinal quando os próprios ecrãs das definições de sistema, e apps características e essenciais da plataforma, não tiram o devido partido da área extra de ecrã disponível num tablet.

Resta-nos esperar que em breve todo esse espaço seja  utilizado de melhor forma, como o Google também nos mostra que sabe fazer, olhando-se para a app do Gmail.


3 comentários:

  1. É um completo retrocesso este lollipop pelo menos em tablets, já o KitKat não gostei de mudarem os settings/notificações para o topo e a navigation bar para o centro do ecran, o melhor android para tablets foi o ICS/Jellybean.

    Um aparte, o Google Calendar Lollipop Style pensa que novembro tem 29 dias, ele bem tenta mostra o dia 30 mas não aparece.

    ResponderEliminar
  2. Como disse uns dias atrás: com a Google a fazer muitas coisas mal e a Microsoft muitas coisas bem, o Android que se ponha a pau... Os mesmos que puderam ter um smartphone barato graças ao Android podem de repente perceber que pelo mesmo preço já podem comprar um WPhone com um comportamento melhor. E um tablet com o Windows completo ao preço da chuva (vejam as muitas marcas chinesas que estão a lançar tablets Win8 por cerca de 150 euros).
    E, em 2-3 anos, os pratos da balança invertem. "Embrace, extend and extinguish"

    (É claro que este raciocínio não se aplica aos miúdos para quem um tablet é sinónimo de jogos... Por enquanto)

    ResponderEliminar
  3. Concordo perfeitamente Carlos é precisamente por causa disto " tendência de desperdiçar cada vez mais espaço em muitos dos seus produtos e serviços, fazendo com que cada nova versão mostre cada vez menos conteúdos - mesmo quando se usam equipamentos cada vez maiores." que a Google ultimamente me tem andado a irritar.

    Como já disse uma vez, quando surgiu o android, uma das gandes vantagens face ao symbian era precisamente no mesmo ecrã mostrar muita mais informação.

    Mas com o passar do tento parece que está cada vez mais a haver um retrocesso.

    Com ecrãs cada vez com mais dpi´s a tendência deveria ser precisamente o contrário..

    ResponderEliminar