2014/11/17

Notícias do Dia

O Android 5.0 Lollipop pode ser mais bonito que nunca mas desperdiça espaço nos tablets (e esqueceu-se do modo silencioso nos smartphones); a Microsoft parece estar com dificuldades em agradar a todos no Windows 10; uma capa que transforma um smartphone numa Polaroid instantânea; o robot do Google já se equilibra numa perna e imita o Karate Kid; monitoriza os consumos de tua casa com um Raspberry Pi; actualizações Android manuais facilitadas com o ADB em 15 seg.; os developers estão fartos de esperar pelo Google Glass e vão abandonando os seus projectos; e o Aviary está com todos os extras gratuitos durante o mês de Novembro - é aproveitar.


E enquanto aguardam pelo próximo gadget da semana que teremos para vos oferecer a partir de amanhã, fiquem com as notícias do dia:


Facebook at Work quer ser ferramenta de trabalho


O Facebook é provavelmente o primeiro site que muitas empresas bloqueiam nas suas redes internas, mas será que isso pode mudar em breve? Ao que parece o Facebook está a trabalhar na criação de um sistema "Facebook at Work" que lhe permitirá ser usado como ferramenta de trabalho, facilitando a comunicação e trabalho em colaboração dentro das empresas.

Cá para mim é mesmo só para justificar que as empresas desbloqueiem o acesso ao Facebook... ;)


Servidores a aquecer as casas na Alemanha

Os processadores actuais podem ser mais eficiente que nunca, mas ainda há uma grande quantidade de energia que é desperdiçada sob a forma de calor, que obriga a que se gaste dinheiro adicional a manter as máquinas à temperatura desejada. Isso tem feito com que muitas empresas procurem locais frios para instalar os seus datacenters... e outros arranjem forma de aproveitar o calor gerado de forma mais produtiva, como aquecendo casas e escritórios.

Uma empresa alemã coloca bastidores de servidores como se fossem "caldeiras", usando o calor para aquecer casas e escritórios. E se estão arrepiados quanto às implicações de ter servidores "sabe-se lá onde", as máquinas estão seladas e com os dados encriptados, para garantia de privacidade.


Facebook reestrutura topologia tradicional das redes nos seus datacenters


Depois de terem abandonado os tradicionais "servidores" e optado por computadores usando hardware mais comum (e barato) nos seus datacenters, agora parece que os maiores serviços da internet - como o Facebook - se preparam para fazer o mesmo com o dispendioso hardware que suporta as suas redes. No novo datacenter do Facebook, em vez dos tradicionais routers da Cisco e Juniper, optaram por também usar material de baixo custo, reorganizando a forma como a sua rede está estruturada.

Terá a Cisco que começar a entrar em guerras de preços com os fabricantes chineses?


Intel relembra que PCs podem ser "portáteis" como os tablets

A Microsoft fez-nos sonhar com o seu Surface (não os tablets, mas o ecrã gigante multitouch) que nunca chegou a ser produto comercial para ter em casa; mas agora a Intel quer voltar ao ataque, promovendo os computadores "all-in-one" como sendo ecrãs de todas as dimensões que poderão ser facilmente levados para qualquer lado. A ideia de poder ter um "PC" na secretária que facilmente se pode levar para a sala e pousar na mesa para um jogo com amigos e família parece-me interessante... mas como sempre, o elemento fundamental que faltará vencer será... o preço.




Bitcasa processado por acabar com armazenamento ilimitado


O serviço de armazenamento na cloud bitcasa atraiu o interesse de muitos devido à sua promessa de armazenamento ilimitado, mas depois de verem o quanto o que isso significava na prático, optaram por acabar com esse plano. Mas sendo nos EUA, já se sabe o que isso implica: já há um processo dos clientes do serviço que se sentem enganados pela remoção do armazenamento ilimitado - e que pelo menos por agora impedirá que o Bitcasa elimine qualquer ficheiro dos clientes.

É o que dá prometer coisas que não se podem cumprir... olhem só o que aconteceria se os nossos operadores tivessem que operar nos EUA. ;)



Curtas do Dia


Resumo da Madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)