2014/11/29

Cameraman mostra-nos a diferença entre iPhone 6 e câmara profissional de TV


Os nossos smartphones muito têm evoluído ao longo dos últimos anos a nível de qualidade de fotografias e vídeo, mas para que não se perca a noção de que tudo é relativo, um cameraman da CNN mostra-nos as diferenças entre filmagens com um iPhone 6 e uma câmara profissional de TV.

As diferenças entre um iPhone e uma câmara profissional são, literalmente, da noite para o dia - com a câmara profissional a fazer um trabalho que quase parece impossível segundo o que se está habituado num smartphone. Claro que estamos a falar de sensores com dimensões e capacidades completamente diferentes, e que a comparação é tão justa quanto fazer uma corrida com um carro familiar e um de Fórmula 1 - mas é sempre interessante ter uma noção de quanto as coisas são diferentes, para que se fique com uma ideia do quanto as coisas poderão ainda melhorar.

Talvez por isso já comece a circular a rumor de que o próximo iPhone irá ter uma nova câmara que dará o maior salto evolutivo até ao momento, e que será comparável a uma DSLR?

Seja como for, muitas pessoas não deixarão passar despercebido o facto desta comparação ter sido feita à noite, num ambiente que favorece a câmara profissional. Teria sido interessante terem mostrado filmagens feitas durante o dia, para ver se estas diferenças teriam sido também tão marcantes.

6 comentários:

  1. "Talvez por isso já comece a circular a rumor de que o próximo iPhone irá ter uma nova câmara que dará o maior salto evolutivo até ao momento, e que será comparável a uma DSLR?"

    Sim, chama-se Sony Xperia, da gama Z com 20MP e um brutal desempenho em baixa luminosidade ;-)

    ResponderEliminar
  2. Acho que o problema maior está nos elementos ópticos e aí é impossível fazer milagres no espaço disponível num telemóvel.

    ResponderEliminar
  3. Viva

    O próximo iPhone vai ter como 1ª novidade:
    - Essa tal, eventual, câmara-quase-tão-boa-como-a-de-uma-DSLR-mas-que-depois-se-irá-ver-que-afinal-não-é-tão-boa.

    A 2ª novidade:
    - Ter o dobro (!!!) da grossura actual para conseguir meter no body o corpo da tal câmara-quase-tão-boa-como-a-de-uma-DSLR-mas-que-depois-se-irá-ver-que-afinal-não-é-tão-boa.
    (e assim, também já não dobrará...)

    Escrevam!

    Cumps.

    ResponderEliminar
  4. Eu fiquei muito agradavelmente surpreendido com a câmara do Iphone. Senão vejamos: de um lado temos uma câmara profissional dedicada que deve custar vários milhares de euros, com um sistema de lentes que é ele sozinho do tamanho e peso de dezenas de iphones. Do outro temos um computador de bolso com uma lentezinha de "meia dúzia de "milímetros". E apesar disto tudo foi necessário fazer um comparativo em ambiente de pouca luz para evidenciar as (evidentes) vantagens da câmara profissional! E além disso a diferença, sendo de facto muito grande, não me parece ser suficientemente grande para justificar o gasto de mais 15 ou 20 mil euros, a não ser (lá está) para uso estritamente profissional.
    Em suma, o que abisma não é a qualidade superior da câmara profissional (mau era se assim não fosse). O que abisma é o quão perto já se aproximaram as melhores câmaras dos smartphones.

    ResponderEliminar
  5. gostava que ele comparasse no mesmo ambiente de noite a camera profissional dele e uma DSLR 5DMkIII que deve custar um decimo e mostrar as diferenças... se calhar não as encontra... :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, ele devia era meter ali uma Lumix LX100 que custa menos que o iPhone, cabe num bolso e não se deve notar grande diferença para a máquina dele, ou melhor ainda deve ter mais resolução (4K) em video...

      Eliminar