2014/11/19

Próximo iPhone terá câmara comparável a DSLRs?


Sempre que pensamos que já nada - ou pouco - há a fazer para melhorar significativamente um produto, como os smartphones, é a altura ideal para que alguém faça algo "radical" que nos mostre que estávamos errados. Já começam a circular rumores de que é precisamente isso que a Apple pretende fazer com a câmara do próximo iPhone.

Ainda recentemente falamos de um novo sensor da Sony que ficará disponível para 2015, e que poderia vir a ser utilizado pela Apple, mas parece que a melhoria poderá ser bem superior e recorrer a uma tecnologia completamente diferente da habitual - e prometendo qualidade que competirá com as DSLR.

Dando-se o devido desconto de que se trata apenas de um rumor - e com desconto adicional por se tratarem de previsões para um produto que só deverá sair daqui a quase um ano - não será de estranhar que a câmara seja um dos factores onde mais "facilmente" se possa evoluir de forma que seja claramente visível pelos consumidores.

Desde cedo que a aposta na qualidade das câmaras levou os iPhone ao topo das listas de dispositivos mais populares para tirar fotografias, e embora já muitos outros equipamentos ofereçam qualidade de imagem invejável, os iPhones continuam a ser considerados excelentes nessa área. Empresas como a Nokia já nos mostraram que é possível fazer muito mais (o seu impressionante Pureview de 41MP), e outras como a HTC tem explorado tecnologias alternativas como os Ultrapixeis - e não faltam empresas que nos apresentam soluções "diferentes" como o módulo de dupla câmara/lente da Corephotonic, ou as câmaras com tecnologia lightfield como as Lytro.

Não se se alguma destas tecnologias poderá estar pronta a entrar em produção em larga escala e produzir imagens radicalmente superiores às dos sensores actuais, mas se dermos credibilidade a este rumor, parece-me ser claro que a Apple estará empenhada em dar um grande salto na qualidade da câmara para os próximos iPhone 6S (se calhar inspirados pelo facto de agora a câmara poder "sair para fora da caixa"! ;)

2 comentários:

  1. dai a ter qualidade comparável a DSLRs parece-me um grande salto...
    Qualidade de imagem, em situações de boa luz, cada vez mais será próxima, em tamanhos "pequenos", mas uma DSLR é muito mais que qualidade de imagem...

    E apesar de acreditar que as DSLR têm tendencia a acabar para as "massas" creio que as CSS e afins vão evoluir muito...

    Outra coisa, mais por curiosidade. a Autonomia de uma maq fotográfica é medida em fotos tiradas, existem valores desses para os telélés

    ResponderEliminar
  2. Palhaçada. Câmera comparável a DSLR é impossível.
    Pode é oferecer algo a um nível muito superior e como a Apple vai buscar sensores de outras companhias pode é ir usar sensores da Sony.

    ResponderEliminar