2014/11/18

Novo sensor Sony IMX230 vai ter gravação 4K em HDR


Os smartphones e tablets são uma colecção de componentes de diversos fabricantes. No caso das câmaras, a Sony tem sido um dos fornecedores de eleição, e o seu novo sensor de imagem Exmor RS IMX230 parece ter tudo o que é necessário para garantir que isso se mantenha durante o ano de 2015.


Este novo IMX230 da Sony é um sensor de 21MP que permite fazer vídeo HDR em resolução Ultra HD 4K, e conta com 192 pontos de focagem "phase detection", para um componente que promete levar a qualidade de imagem a um novo nível. Graças a estes 192 pontos de focagem, fotos e vídeo desfocados deverão tornar-se numa coisa do passado, e o seu HDR é agora feito usando a qualidade total do sensor.


Tradicionalmente, o uso do modo HDR vem acompanhado por uma redução do número de pixeis efectivos, mas com este novo sensor é possível captar fotos e vídeo HDR sem redução da qualidade de imagem, indo até à resolução máxima de 21MP no caso das fotos e Ultra HD 4K no caso do vídeo.

Infelizmente ainda não é desta que poderemos gravar vídeo Ultra HD 4K a 60fps. Em 4K estamos limitados aos habituais 30fps, subindo para os 60fps no Full HD e 120fps nos 720p (esperaria que neste sensor já se pudesse chegar aos 240 ou 480fps nesta resolução, embora isso talvez possa vir a ser conseguido com firmware modificado.)

Agora é só esperar... este sensor deverá ficar disponível para os fabricantes em Abril de 2015, esperando-se que seja usado no futuro Sony Xperia Z4, e sendo também um candidato perfeito para vir a equipar a próxima geração de iPhones da Apple para esse ano.

6 comentários:

  1. "4K a 60fps" para isso era bom o device vir com 1 TB de espaço ;)

    A apple já consegue 240 fps com o sensor actual portanto creio ser relacionado com software

    ResponderEliminar
  2. Mas segundo a sony, os specs do IMX214 (que é usado no Nexus 6) também tem video 4K HDR a 30FPS, não tem é phase detection para focagem, mas o facto do IMX230 ter 21MP quer dizer que vai ter que fazer scaling (ou interpolação) para chegar aos 4K, ou então só usa uma zona pequena do sensor (como acontece com a Lumix FZ1000) e depois perde-se a grande angular que não é nada bom para os videos do dia a dia. Neste aspecto, o sensor do N6 (IMX214) com os seus 13MP tem uma resolução horizontal proxima do 4k que não precisa de recorrer a scaling mas mesmo assim nota-se que perde um bocado de angulo de visão em relação à resolução das fotos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas no chip actual o HDR é conseguido à custa de perda de resolução efectiva. Neste novo, terás a resolução 4K total e com HDR.

      Agora se faz o sampling dos pixeis de modo a maximizar o campo de visão, ou não, isso é que falta saber. (Tradicionalmente, é mais "simples" cortar no campo de visão, pois permite fazer o scanning de uma área mais pequena do chip em vez de ler e processar toda a área - o que seria equivalente a teres um chip que te permitisse gravar vídeo a 21MP@30fps.)

      Eliminar
    2. Mas na tabela da sony ( em: http://www.sony.net/Products/SC-HP/new_pro/april_2014/imx214_e.html ) dizem mesmo HDR Video 4k (e até Full que deve ser a resolução completa do sensor 13MP) a 30FPS e 1080p@60FPS

      Penso que este HDR seja feito com base no tempo de exposição... mas gostava de ver realmente isto ser usado no N6 e ver o resultado...

      Eliminar
    3. Estive a procura do que era o SME-HDR (Spatially Multiplexed Exposure HDR) e encontrei isto:
      http://www.f4news.com/2014/04/24/sony-presents-2nd-generation-13mp-stacked-sensor-for-smartphones/
      que diz:
      "It sets two different exposures in a single frame and performs image processing to generate HDR images."
      Ou seja não continuo sem perceber bem como funciona este SME-HDR :)

      Eliminar
  3. Aqui fica um video feito pelo OnePlus One em 4k HDR que mostra que pelo menos tem esta opção... dado que o Nexus 6 usa o mesmo sensor com uma lente de maior abertura e estabilizador optico, era muito bom que também tivesse esta opção...
    https://www.youtube.com/watch?v=43oN8fqgy0s

    ResponderEliminar