2014/11/12

Microsoft passa o .NET a open-source e lança Visual Studio Community 2013 gratuito


O .net da Microsoft é uma framework que simplifica bastante a vida dos programadores, mas que mesmo contando com projectos como o Mono, que a levam a todas as plataformas, é sempre acompanhada por alguma desconfiança por ser algo sob o controlo da MS. Agora, talvez isso deixe ser problema, pois a MS vai tornar o .NET Core open-source.

A passagem deste .NET Core a open-source (no GitHub) irá ser um passo fundamental para dar maior credibilidade ao .net para quem o pretendia usar para projectos open-source, ou em que não pudesse/quisesse estar sob o controlo de uma única empresa. A MS tem também planos de levar o .net oficialmente para a plataforma Mac e Linux; e assim tornar a sua framework mais atractiva que nunca, independentemente da plataforma usada.


Para além disso, também já estão disponíveis as versões preview do novo Visual Studio 2015 e .NET 2015 e que são acompanhadas pelo Visual Studio Community 2013 gratuito que coloca esta poderosa ferramenta de programação ao alcance de todos sem que tenham que gastar euros adicionais.

O novo .NET 2015 vem cheio de novidades e melhorias, algumas das quais poderão evitar algumas dores de cabeça ou o recurso a "batotas" complicadas para lidar com situações simples (por exemplo, já se pode usar a função Await dentro de blocos catch e finally). Sendo eu um grande fã do C#, e tendo diariamente que lidar com muitas das suas peculiaridades quando se está a levar o .NET ao limite, espero bem que esta nova versão me venha simplificar a vida - particularmente a nível da gestão de memória do CLR, que supostamente também estará melhorada e mais eficiente.

Por muito que eu aprecie o .NET, por vezes dou por mim a desejar regressar ao tempo do assembler, onde tinha controlo absoluto sobre cada byte de memória disponível. ;P

3 comentários:

  1. Boas Carlos, por acaso cheguei a ter nas minhas aulas de Arquitectura de Computadores, tens uma forma de puder editar o codigo assembly gerado da tua app de forma a puderes optimizar o codigo.. ja n me lembro ao certo cm era mas podes de certo chegar a esse ponto.. Estou mt contente com esta nova MS a libertar o codigo e a mostrar que ja n e' fechada mais dentro de si mm.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas não deixa de estar dependente de todo o sistema. No meu caso referia-me mesmo a programar em assembler numa máquina "bare-bones" onde tens tudo mesmo a teu cargo e nenhum sistema operativo/framework pelo meio. :)

      Eliminar
    2. Sim.. Mas ai mais vale ir a nivel mais baixo quando se pretende algo desse genero..N e' a razao para a qual as frameworks existem..Elas existem mesmo para facilitar o desenvolvimento de aplicacoes complexas a alto nivel.

      Eliminar