Por muito vasto que seja o espaço, as colisões entre corpos celestes são algo bastante frequente - quando se olha para o tempo à escala cósmica. O resultado da colisão entre planetas com tamanho próximo do da Terra pode ter consequências engraçadas, como a criação de luas de tamanho maior ao que seria habitual.
Cientistas criaram diversas simulações para planetas de diferentes tipos e massas, para estudarem qual seria o resultado destas colisões cósmicas, e no caso de uma colisão de um planeta do tamanho de Marte com a Terra, o resultado seria a formação de uma lua. Não que o resultado seja uma surpresa, pois a nossa própria Lua terá sido formada graças a um impacto como este.
Mas há inúmeras variáveis envolvidas. Se quisermos ter uma lua com massa suficiente para suportar uma atmosfera, será necessário que o planeta principal tenha uma massa bastante superior à da Terra; mas no caso de planetas de maiores dimensões, o resultado da colisão origina ondas de choque que impedem que a matéria planetária ejectada para o espaço se agregue e forma uma lua.
Enfim... um enorme parque de experiências cósmico onde todas estas possibilidades são continuamente postas em acção... mesmo se isso se mede em milhares de milhões de anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)