2014/12/22

Camera FV-5 ganha modo RAW no Nexus 5 e 6 com o Lollipop


Uma das novidades do novo Lollipop foi permitir um maior controlo e acesso à câmara, e a app Camera FV-5 já está a tirar partido disso para captar imagens em modo RAW em equipamentos como os Nexus 5 e 6.

Se se lembram do nosso post a funcionar como funciona um sensor de imagem, saberão que uma fotografia digital é o resultado de muito processamento feito sobre os dados reais captados pelo sensor. O modo RAW permite registar os dados originais captados pelo sensor, permitindo um maior controlo sobre como se deseja obter a imagem final.


Este exemplo mostra bem um caso frequente, da imagem em JPEG obtida (à esquerda), e como poderá ficar em RAW (ao centro), e depois de alguns ajustes manuais (à direita). Embora também seja possível tentar corrigir-se este tipo de problemas sobre o JPEG obtido, normalmente isso irá implicar perda de detalhe que, usando-se a imagem RAW, ainda conseguirá ser mantido.

É de esperar que muitas outras apps venham a adicionar este modo no futuro, que será de especial interesse para os que levam a fotografia mais a sério; mas por agora é algo que poderão ter desde já na app Camera FV-5, que custa 2,99 euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)