2014/12/10

Google no Chrome para Android 150ms mais rápido com prefetch reactivo


A maioria das pessoas poderá não se aperceber do que são 100 ou 150ms, mas isso não impediu o Google de acelerar esse valor quando fazem pesquisas no Chrome para Android.

Para tornar uma experiência de utilização "imediata" todos os bocadinhos contam, e no caso das pesquisas do Google feitas no Chrome para Android está a ser utilizado um sistema de prefetch que permite reduzir o tempo de apresentação de uma página em 100 a 150ms.

O sistema de prefetch não é nada de novo, mas aqui o Google adaptou-o de forma a não ter nenhum dos seus efeitos secundários. O prefetch é uma técnica que vai pré-carregando resultados que poderão vir a ser necessários, de modo a que, se carregarem num link cuja página já tenha sido descarregada, a mesma pode ser apresentada imediatamente. Mas isso implica também estar a descarregar dados que podem não vir a ser usados (se não carregarem no link para a tal página que foi carregada) - e que se torna mais crítico num dispositivo mobile, potencialmente com plano de dados limitado.

Este "reactive prefetch" é um sistema que aplica o prefetch apenas ao link em que carregarem, assim garantindo que não descarrega dados inúteis.

Qual a diferença face ao simples carregamento da página? Uma página web é constituída por centenas ou milhares de elementos: temos a página propriamente dita, e todo um conjunto de elementos externos, como imagens, ficheiros de CSS, scripts, etc. Conteúdos que muitas vezes atrasam a apresentação da página. Graças à análise que o Google faz a todas as páginas, sabe indicar ao browser exactamente quais os conteúdos que precisará carregar o mais rapidamente possível para que a mesma seja apresentada com o mínimo de atrasos. E é precisamente o que este novo sistema de prefetch reactivo faz, conseguindo poupar os tais 100-150ms.

Curiosamente... este sistema apenas está disponível no Chrome para Android, pois é o único que suporta as funções necessárias para o correcto funcionamento desta técnica, mas esperemos que também chegue aos outros browsers em breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)