2014/12/31

Samsung supera Apple na "satisfação do cliente"


Depois de permanecer alguns anos na liderança, a Apple cede o primeiro lugar à Samsung no que diz respeito ao índice de satisfação do cliente. Uma mudança que poderá, talvez, ser enquadrada com aquilo com que terminamos o artigo de ontem.

A Apple pode ter tido o melhor lançamento de sempre com os iPhone 6, e também liderado as vendas neste Natal, mas a nível de satisfação do cliente baixou de 81 para 79. Pelo seu lado, a Samsung assinalou uma subida notável, passando de 76 para 81.

Falta saber quais terão sido os motivos que levaram a esta inversão. Uns dizem que poderá ser a manifestação do desagrado por a Apple se ter deixado contagiar pelos modelos de maiores dimensões - mas se assim fosse, não me parece que tivesse obtido as vendas recorde de 10 milhões no fim-de-semana de lançamento dos iPhone 6. Outros referem que se deve à melhoria da qualidade dos smartphones da Samsung. Por mim, diria que também se podem dever ao factor preço, mesmo se nos EUA os modelos subsidiados distorcem bastante esse aspecto.

Seja como for... são indicadores que não devem ser ignorados. E principalmente vão fazer com que haja um interesse ainda maior para ver se esta tendência se mantém para o próximo ano, e se começa a ser sinal de algo que seja verdadeiro motivo para preocupações pela Apple.

2 comentários:

  1. Não deixa de ser curioso que isto aconteça precisamente na altura em que a Samsung dá claros sinais de vacilar em termos comerciais.

    ResponderEliminar
  2. http://ratings.jdpower.com/electronics/ratings/909201768/2014-Wireless+Consumer+Smartphone+Ratings+Satisfaction+Study+%28Volume+1%29/index.htm

    ResponderEliminar