2014/12/18

Sony cancela o filme The Interview depois de ameaças de Terrorismo


O ataque dos hackers à Sony Pictures vai tornar-se certamente num episódio de referência para análise e estudo no futuro, mas por agora parece ter culminado precisamente naquilo que seria a intenção inicial dos hackers: a Sony cancelou a estreia do filme satírico The Interview, depois de ameaças de terrorismo sobre os cinemas e espectadores.

O filme The Interview com Seth Rogen e James Franco é uma daquelas sátiras com humor "absurdo-exagerado" e onde se retrata a tentativa de assassinato do líder norte-coreano Kim Jong-un. Um filme que desde logo apontou para que a origem do ataque de hackers à Sony tivesse tido origem na Coreia do Norte (e que o governo norte-americano diz já ser uma certeza).

Actualização: há também quem diga o contrário e diga que será pouco provável que o ataque tenha tido origem na Coreia do Norte.

Os hackers têm revelado todo o tipo de informação roubada à Sony, incluindo a distribuição nas redes pirata de filmes que ainda nem sequer tinham estreado, e culminando com a ameaça de ataques sobre os cinemas e espectadores que se aventurassem a ver este filme - que tinha estreia marcada para 25 de Dezembro. Uma estreia que agora foi cancelada pela Sony.

Embora as autoridades dos EUA digam não existir dados concretos ou credíveis de que houvesse alguma ameaça real, a Sony achou por bem não se aventurar num pesadelo mediático (e potencialmente processos legais) caso realmente viesse a acontecer um qualquer ataque que vitimasse espectadores.

Ainda assim é uma opção que tem sido criticada por muitas pessoas, dizendo que se torna num preocupante precedente para que no futuro se multipliquem ataques idênticos sempre que se estiver perante qualquer outro filme (ou outros lançamentos) que alguns desejem censurar.

... O que acham que deveria ser feito nesta situação? (Por mim era simples: distribuíam o filme gratuitamente na internet... e demonstravam aos tais "terroristas" que este tipo de táctica não funciona nem pode ser tolerada.)

15 comentários:

  1. Eu acho que isto não passa de uma manobra publicitária

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me admirava nada... se antes o número de pessoas com intenções de ver este filme fosse baixo, agora é certamente muito maior.

      Eliminar
  2. O que eu sei é que agora quero ver o filme...

    ResponderEliminar
  3. Sim, uma manobra publicitária que já está a ter repercussões legais sobre a SONY: um grupo de antigos funcionários está a processar a SONY por esta ter falhado em proteger a informação pessoal que deles detinha... (imagino que outros processos se sigam)

    Parece que não estão devidamente contextualizados com o regime Norte Coreano e com as ameaças de morte/guerra que já tinham feito a propósito do FILME. Se considerarmos isto cyberwarefare (como os políticos americanos já estão a rotular), de facto, a Coreia do Norte cumpriu a promessa e abriu guerra com os Estados Unidos da América

    Isto ainda vai dar mau (pior) resultado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não disse que todo este caso do hacking da Sony é uma manobra publicitária, quis antes dizer que o cancelamento da estreia deste filme é uma manobra publicitária. Há uns dias atrás a grande maioria das pessoas nunca tinha ouvido falar deste filme ou nem sequer fazia intenções de o ver, hoje anda meio mundo interessado em vê-lo.

      Sinceramente acho que isto não vai resultar em nenhum acto terrorista ou de guerra (física) perpetrado pela Coreia do Norte ou de alguma forma patrocinado por eles, o pior que poderá acontecer é um maluquinho sem qualquer ligação a eles fazer algo como aconteceu em Sidney recentemente.

      Eliminar
    2. Admito que nem tudo o que nos chega da Coreia do Norte possa ser verdade, mas acho já deu para ver que se trata de um regime sem respeito pela condição humana. Neste contexto todos os cenários devem ser equacionados.

      Eliminar
    3. "um regime sem respeito pela condição humana", aí concordo plenamente contigo.

      Eu acho que este ataque à Sony tem outros interesses, monetários principalmente, extorsão ou venda de informação adquirida com o ataque. O filme e Coreia do Norte acabam apenas por ser uma cortina de fumo (o querido líder agradece a publicidade gratuita). Veja-se também a quantidade de informação que tem sido divulgada proveniente dos emails, principalmente no que toca aos planos dos estúdios de Hollywood para combater a pirataria.

      Cyberwarefare ou Cyber spying são coisas que já existem há muito e hoje em dia é raro uma semana sem uma notícia que russos ou chineses tenham espiado empresas ocidentais ou quem não ainda ouviu falar do famoso Stuxnet.

      Eliminar
    4. Pois, e estamos a falar apenas do que vem a público (que até pode ser manipulado ou orientado para um fim) mas é precisamente coisas como o stuxnet - e outros que desconhecemos - que me assusta e, por isso, acho que não devemos tomar estes sinais com ligeireza. A ser verdade, se um regime qualquer se dá ao trabalho de hackear daquela forma uma empresa por causa de UM FILME CÓMICO, imaginem o que fará por coisas mais sérias...

      Mas, se calhar sou eu que estou a ser meio paranóico...

      Sim,as outras informações também são alarmantes e em causa está a Internet como a conhecemos (por este andar, desaparecerá em menos de uma década...). Quando li essas notícias até pensei que tinha sido a Google a 'patrocinar' o ataque - continuo a achar descabido que a Coreia do Norte tenha capacidade (conhecimento) para infligir tantos danos numa empresa tão grande mas... - por outro lado a google seguramente tem 'biliões' ao serviço do lobbying e consegue os seus objectivos por outros meios.

      Fico a aguardar as cenas dos próximos capítulos.

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Mário, não leves a mal, mas como já referi por diversas vezes, este não será o local para esse tipo de discussões. Obrigado pela compreensão.

      Eliminar
    2. :) no problem Carlos :) eu percebo, mas o problema é que as notícias só se apresentam de uma parte dos visados, e como mencionas que houve ameças terroristas só queria demonstar que as coisas não são como parecem, os verdadeiros terroristas andam camuflados por manobras de diversão :) abraço

      Eliminar
  5. Eu já antes disto tudo tinha visto o trailer no imdb e queria ver o filme. Mas agora fiquei na dúvida, a estreia de 25 de Dezembro foi cancelada mas o próprio filme vai acabar por sair ou não?

    Telmo Viana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu penso que sim, não creio que deixem um filme com um budget de $44 milhões na prateleira

      Eliminar