2015/01/01

Câmara "scanner" tira fotos de 1.2GB


Se são fascinados pela fotografia de médio/grande formato e procuram uma alternativa digital relativamente acessível, que tal uma câmara capaz de tirar fotos com mais de 100MP? É o que esta câmara faz... reciclando as peças de um scanner.

Hoje em dia os scanners já perderam muito do seu protagonismo, sendo substituídos pelas câmaras dos smartphones, que são mais que suficientes para captar as ocasionais páginas que for necessário registar digitalmente. Mas há que aproveite o interior destes scanners para os transformar em câmaras digitais com centenas de megapixeis.


O segredo das elevadas resoluções de digitalização dos scanners está no facto de não serem um sensor com a totalidade dos pixeis necessários, mas sim de consistirem apenas num sensor de uma única linha, que depois varre sequencialmente a imagem a capturar. Isso tanto funciona para uma página que esteja colocada sobre a sua superfície como - com algumas (muitas) modificações - ser uma imagem que lhe chega através de lentes fotográficas.

E foi precisamente isso que fez o fotógrafo Dario Morelli, ficando com uma câmara de médio formato capaz de tirar fotos de mais de 100MP e que podem chegar a ocupar 1.2GB.


Claro que se perdem coisas como o "live-view", que passa a ser substituído pelo "quick-preview" do scanner, e a captura da imagem é coisa que pode variar entre alguns segundos e vários minutos (e convém que a cena a fotografar se mantenha estática, senão irão obter resultados "criativos").

Se tiverem jeito para o "faça-você-mesmo" e um scanner abandonado por casa... fica a sugestão. :)

2 comentários:

  1. ja tinha pensado numa coisa mt parecida, ate a tinha discutido com o @paulo_pt

    ResponderEliminar
  2. Há em Coimbra um senhor que tem uma loja de fotografia quem tem um sistema semelhante ha vários anos. Já vi a funcionar.

    ResponderEliminar