2015/01/22

CEO da BlackBerry quer lei que obrigue developers a fazer apps para BB


Já sabemos que a BlackBerry tem andado "perdida" nos últimos anos, e um comunicado do seu CEO vem mostrar o desespero a que chegaram: pedindo uma lei que obrigue os developers a fazerem apps para os seus equipamentos.

Poderia parecer uma das melhores piadas de 1 de Abril, só que neste caso não é mentira. John Chen, CEO da BlackBerry, considera que é discriminação que os developers criem apps para iOS e Android mas não o façam para o BlackBerry, e pede para que seja feita uma lei que garanta a "neutralidade das apps" - um nome cuidadosamente escolhido para tentar ir à boleia da muito defendida e desejada "neutralidade da internet".

Só que, infelizmente para ele, estamos a falar de coisas completamente diferentes e que não podem ser comparadas; e de pouco serve referir que eles próprios disponibilizam o seu BB Messenger para todas as plataformas. Talvez este CEO não tenha reparado que há muitas décadas que utilizadores de sistemas Mac e Linux não têm acesso a programas que apenas estão disponíveis para Windows; que jogadores com Xbox não podem jogar jogos que só existem para a PlayStatio ou consolas da Nintendo (e vice-versa); e tudo o mais.

Tentar apelar a legislação que se venha intrometer nas "regras do mercado" não deixa de ser um sinal de completo desespero, em que já não parecem ter qualquer outra forma de tornar a sua plataforma atractiva o suficiente para cativar developers. Já agora, porque não pedir uma lei que obrigue os fabricantes com sucesso a pagar uma taxa para sustentar aqueles que estão a "ir ao charco"?


Nota: eu sou completamente a favor de apps "universais", e já tenho falado sobre o perigo de se ficar preso a uma plataforma, seja ela qual for. Mas não é isso que o CEO da BlackBerry está a defender; o que ele quer é garantir a sobrevivência da sua própria plataforma fechada. Se ele é tão a favor da dita "neutralidade de apps" então que se junte ao Firefox OS e promova as web apps, que serão as verdadeiras apps universais e independentes da plataforma.

3 comentários:

  1. O desespero obriga a fazer coisas mesmo rídiculas......

    ResponderEliminar
  2. Pelos vistas a Blackberry está pelas "ruas da amargura" ...
    Era só o que faltava. Querem developers?
    Façam bons dispositivos, bons sistemas operativos/APIs, boas ferramentas de desenvolvimento.
    Caso contrário, a Blackberry é-me completamente indiferente!!
    Além disso, só a ideia de ser obrigado a publicar uma app nas plataformas todas, vai contra tudo aquilo que diz respeito a concorrência, liberdade, mercado, gosto e preferência pessoal, etc ...
    É, claro está, um ato em desespero ...

    ResponderEliminar
  3. Porque é que a Blackberry não vende o QNX e transita para Android, mantendo o seu interface e serviços exclusivos nos seus telemóveis? Não era mais fácil do que fazer propostas ridículas?

    ResponderEliminar