2015/01/10

Como se poderia fazer uma Colónia Lunar


A série Espaço 1999 fez-nos sonhar com que por altura da entrada no séc. XXI já se tivesse uma base lunar operacional na Lua. Infelizmente não foi o caso, mas há quem continue a defender que uma base na Lua poderia ser feita de forma sustentável.

O infográfico que se segue (cliquem para o ver no tamanho original) mostra-nos como tal poderia ser feito, e refere vários pontos que poderiam simplificar este tipo de iniciativa - como o facto do solo lunar conter oxigénio que poderia ser usado, assim como a existência de depósitos de água congelada nalgumas crateras nos pólos da lua.

A fase inicial seria feita por robots, que poderiam usar o próprio solo lunar como material de construção, literalmente "imprimindo em 3D" as principais estruturas da base, assim como processando essa matéria para criar reservas de oxigénio e água para os astronautas. Para um mais fácil acesso à água, a localização preferencial seria perto dos pólos lunares.

As exigências por astronauta em termos de alimentação, ar e água, são também mais reduzidas no espaço do que quando se está na Terra, resumindo-se a 0.84Kg de oxigénio, 1.6l de água, 1.77Kg de comida (+0.8l de água para a comida).

As vantagens de ter uma base na Lua seriam várias, permitindo um posto de observação para o Universo livre da interferência da atmosfera; produção de oxigénio que poderia ser usado como combustível para missões interplanetárias - tornando-se numa base de lançamento privilegiada; e até para efeitos de "turismo espacial".


Claro que a complexidade de tal projecto também traria enormes dificuldades, mas assim que a humanidade se começar a aventurar para fora do seu planeta, podermos chegar à conclusão que faz realmente sentido ter uma base na Lua, onde a sua gravidade mais baixa facilitaria os lançamentos, que em muitos casos até poderiam ser feitos usando uma rampa de lançamento electromagnética (railgun) que dispensaria o recurso a combustíveis.

Se não acertamos na ficção imaginada pelo Espaço 1999, resta-nos esperar que talvez para 2099 isso já se possa ter tornado realidade. :)

2 comentários:

  1. Artigo muito interessante!

    A criação de uma base terrestre na lua, que deveria ser reconhecida como sendo da polpação terrestre, e não dos Americanos, ou russos, ou chineses, ou outra qualquer nacionalidade poderia ser o principio da redução das guerras internas, que começam a ter cada vez menos sentido.

    ResponderEliminar
  2. Ficavam todos ets, tipo a mandar em nós rssss

    ResponderEliminar