2015/01/30

Dyson cria aspirador que dispensa sacos e filtros


Temos tecnologia para levar o Homem à Lua; temos tecnologia para fazer com que pequenos rovers concebidos para durar 90 dias continuem a percorrer o solo marciano após uma década - então porque motivo continuamos a ter produtos do "dia a dia" que continuam a necessitar de consumíveis, como os filtros dos aspiradores? A Dyson parece ter a solução.

A maioria das pessoas poderá dar-se por satisfeita por já ter dito adeus aos tradicionais "sacos" dos aspiradores; no entanto aspiradores com sistemas "sem saco" continuam a recorrer a filtros. Agora, a Dyson parece ter criado o sistema perfeito que permite a criação de um aspirador que não necessita de sacos nem de qualquer tipo de filtros. E o truque é bastante simples...



No centro do sistema continuam a estar cones que criam um fluxo de ar "ciclónico" que direcciona o lixo para o compartimento de recolha. Este sistema foi melhorado ao longo dos anos, com a criação de múltiplas câmaras ciclónicas onde as forças centrífugas são aumentadas devido ao seu tamanho mais pequeno. Só que estes cones tradicionalmente começavam a entupir devido às partículas mais pequenas (e daí a necessidade dos filtros).

Só que agora a Dyson recorreu a uma técnica engenhosa que diz resolver o problema de uma vez por todas. Através da utilização de pontas que vibram continuamente a frequência elevada, a Dyson diz que não há pó que se consiga fixar nos pontos críticos e entupir estas câmaras, fazendo com que este aspirador possa funcionar durante anos e anos, sem qualquer necessidade de "consumíveis", e sem perder eficiência.


... Olhem se algum fabricante se lembrasse de criar uma impressora capaz de gerar a sua própria tinta e que dispensasse o uso de tinteiros?

2 comentários:

  1. "então porque motivo continuamos a ter produtos do "dia a dia" que continuam a necessitar de consumíveis, como os filtros dos aspiradores?"

    Porque é assim que as empresas ganham dinheiro!

    É só ver os exemplos das impressoras/tinteiros, das gilletes/recargas, das máquinas tipo polaroid/películas, etc., etc..

    O verdadeiro lucro está nos consumíveis, não nos produtos principais.

    ResponderEliminar
  2. Não se pode considerar este sistema novo. Pois o mesmo principio é aplicado para filtra o ar para os enormes motores dos famosos camiões usados nas minas a céu aberto. Só não sei o porque desse principio não ter um uso mais abrangente.

    ResponderEliminar