2015/01/27
Fotografia instantânea foi inspirada pela impaciência de uma criança
Por vezes é revelador espreitar como surgiram algumas invenções. No caso das icónicas fotografias instantâneas da Polaroid, tudo teve origem na impaciência de uma criança de três anos, que incessantemente perguntava ao seu pai porque motivo tinha que esperar tanto para ver uma foto.
Será bastante anacrónico relembrar estes tempos numa era em que ao se clicar para tirar uma foto, a mesma já poderá estar automaticamente a ser partilhada numa rede social que a espalha pelo mundo. Mas não será preciso recuar muito até um tempo em que tirar fotografias era algo que tinha que ser bem contabilizado, não só pela reduzida capacidade dos rolos mas também pelo custo de revelação e impressão.
Um rolo de 40 fotografias era algo que por vezes tinha que durar para todo período de férias - e pior que tudo, poderiam passar-se semanas até que finalmente se descobrisse que "aquela" foto que desejávamos, afinal tinha ficado tremida, ou com um dedo à frente da câmara (já para não falar em fotos completamente pretas, por nos termos esquecido de tirar a tampa da lente.)
No caso da Polaroid, a ideia para a revolução partiu de uma criança, que inocentemente perguntava ao pai porque motivo não podia ver as fotos imediatamente; numa era em que a maioria dos adultos provavelmente acharia "normal" que demorasse todo o tempo que demorava, e que nem colocariam isso em causa.
Tudo isto para dizer que, da próxima vez que uma criança nos perguntar porque motivo algo não é possível... se calhar será melhor tentarmos tornar isso possível em vez de a ignorarmos como sendo uma ideia "idiota"! ;)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)