2015/01/10

Hubble volta a olhar para os "Pilares da Criação"


O telescópio espacial Hubble tem permitido espreitar os confins do Universo com uma clareza impressionante, e uma das imagens que se tornou num sucesso imediato foi a dos "Pilares da Criação" captada em 1995. Para celebrar o seu 25º aniversário, o Hubble voltou a olhar para lá, e revela-nos imagens ainda mais detalhadas.


Desta vez, para além de imagens com melhor resolução, a equipa captou também imagens no espectro infravermelho, que permitem ver novos detalhes, e que são combinadas e processadas para criar esta nova imagem impressionante que nos chega de 6500 anos-luz de distância.

Mas as diferenças não se limitam a ser da definição. A própria estrutura está a dissipar-se devido à "evaporação" dos seus materiais para o espaço cósmico, e  revelando que mesmo a esta escala imensa as coisas se podem passar a "grande velocidade", deixando os cientistas curiosos sobre a evolução dos "pilares" ao longo das próximas décadas.

Independentemente de todas as considerações científicas e perguntas que se coloquem... são imagens que impressionam só pela sua beleza, e que nos deixam sem fôlego ao imaginar que se trata apenas de um pequeno pedaço de 0.0000000000001% do Universo visível (provavelmente faltam ainda mais alguns zeros ali pelo meio).


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)