2015/01/03

O segredo de partir esparguete


Há um fenómeno curioso que todos os que gostam de spaghetti já terão reparado: de ser impossível quebrar um pedaço de esparguete em apenas duas partes segurando-o pelas pontas.

É o tipo de facto que, quando o referem a alguém, resulta inevitavelmente numa boa dose de esparguete partido espalhado por todo o lado - e que na verdade também deixou perplexo alguns físicos e matemáticos famosos nas últimas décadas.

Mas agora, graças à magia das câmaras de alta-velocidade, podemos ver com os nossos próprios olhos o que acontece. E quando nos referimos a alta-velocidade não estamos a falar de coisas como 240fps como alguns smartphones agora atingem, mas sim algo como 250 mil frames por segundo... um "bocadinho mais", e que bem necessário é para revelar este segredo da quebra do esparguete.

Mesmo que não fosse um caso curioso, já sabemos que ver partir coisas em alta velocidade é sempre fascinante e nem precisa de mais justificações. :)

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Será "[...] ver partir coisas a alta velocidade é sempre fascinante [...]" ou "[...] ver partir coisas em super câmara lenta é sempre fascinante [...]"? Porque o que as câmaras de alta velocidade (ou de precisão) fazem, é gravar algo p/ depois ser reproduzido em câmara lenta e não a alta velocidade! ;-)

    ResponderEliminar