2015/01/13

PM Britânico quer banir apps de comunicação encriptadas


O primeiro ministro britânico deverá ter apreciado o ataque terrorista em França, e já começa a fazer campanha para as próximas eleições com a promessa de banir todas as apps de comunicação encriptadas que não permitirem o acesso das autoridades.

David Cameron parece estar empenhado em tornar (ainda mais) real a sociedade "Big Brother" imaginada por George Orwell, e promete banir todas as apps de comunicação encriptadas que não permitirem o fácil acesso aos seus conteúdos, e que afectaria apps como o Snapchat, WhatsApp, e muito provavelmente outras como o iMessage e Hangouts.

Mais assustador será ver um político de um país democrático, em pleno século XXI, dizer coisas como: "Vamos permitir um meio de comunicação que não podemos ler? Não, não devemos", automaticamente descartando todo e qualquer direito à privacidade que o cidadão comum pudesse imaginar ter.

Será mesmo pedir muito que este senhor parasse alguns segundos para pensar naquilo que está a dizer? É assim tão difícil imaginar que, quem estiver interessado em manter comunicações verdadeiramente seguras terá sempre mil e uma formas de o fazer; tornando irrelevante que se bloqueie este ou aquele serviço? É assim tão difícil antever que quanto mais insistem em espiar indiscriminadamente a população mundial, mais promovem que uma percentagem crescente comece a tomar precauções adicionais para manter a sua privacidade - levando à criação de novos sistemas que escapem a estas formas de controlo (temos o recente caso do novo Silk Road Reloaded, que usa uma rede P2P descentralizada própria)?

De qualquer forma, talvez fosse bom alguém dizer a este senhor, que os ataques ao Charlie Hebdo nem sequer usaram qualquer comunicação encriptada, e que pouco faltava para que fossem eventos públicos agendados no Facebook. Ou então não... pois talvez isso seja motivo suficiente para se proibirem também as redes sociais por facilitarem a socialização online.

1 comentário:

  1. Já disse noutro post, mas apetece mesmo repetir aqui.
    Impressão minha ou os UK andam ainda mais palermas que em 2013?
    Como se isso não fosse despoletar a criação de alternativas... oh wait... até é bom :) :)

    ResponderEliminar