2015/01/27

Polícia preocupada com alertas da sua localização no Waze


O Waze é uma app de navegação que conta com a colaboração de todos os utilizadores para reportar o estado do trânsito, acidentes, obras... e que também permite sinalizar por onde anda a polícia e radares de velocidade. Nos EUA há agentes que estão preocupados com o risco que isto representa.

Vários agentes estão a fazer pressão para que o Google (que adquiriu o Waze em 2013)  remova a opção de reportar a localização da polícia da app. A sua justificação é de que esta funcionalidade põe em risco a segurança dos agentes, permitindo actuar como um autêntico radar para saber por onde eles andam - e que também ajuda os criminosos a evadirem as autoridades.

Sem dúvida que são preocupações que surgem mesmo "à medida" num país onde se vão aproveitando todos os incidentes para justificar a necessidade de maior vigilância sobre os cidadãos (mas não sobre as autoridades); mas estes mesmos agentes não esclarecem se de seguida pretenderão também proibir as redes sociais, as apps de mensagens, e os próprios telemóveis, por também permitirem que os "criminosos" comuniquem a posição da polícia entre si.

Se calhar também lhes escapa a possibilidade de usarem esta mesma funcionalidade em proveito próprio, por exemplo sinalizando que as autoridades estão em determinados pontos... quando na realidade não estão (actualização: eu bem disse!) - ou, melhor ainda, como por cá já se começa a fazer, serem eles próprios a partilharem atempadamente em que locais vão estar, como forma de sensibilizar os condutores e cidadãos.

Ah... nem será preciso ser grande adivinho para prever que, assim que esta funcionalidade desaparecesse do Waze, surgiria imediatamente num conjunto de novas apps que viriam preencher essa lacuna. Para não falar de que alguém interessado em "perseguir" polícias nem sequer tem que recorrer a apps: poderá simplesmente fazer uma chamada anónima a denunciar uma situação inexistente, e os polícias irão até ao local pretendido à hora desejada, não é?

16 comentários:

  1. "partilharem atempadamente em que locais vão estar, como forma de sensibilizar os condutores" ahahah boa anedota essa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm-no feito de forma regular... :)
      (agora não dou com o link...)

      Eliminar
    2. Este link ajuda? Fica a dica...

      http://www.psp.pt/Pages/Noticias/MostraNoticia.aspx?NoticiasID=1177

      Eliminar
    3. Para quem não percebeu, a anedota é dizer que é uma forma de sensibilizar os condutores.

      Eliminar
  2. Lá está: porque não usam as mesmas armas? Basta irem sinalizando que estão em determinados pontos (quantos mais melhor)... quando na realidade não estão, e assim deixar a dúvida no ar :P

    ResponderEliminar
  3. Vejam os assaltos que tem havido no norte protegidos pela revelação do local e horas das operações stop e compreendem que afinal faz sentido proibir este tipo de informações em tempo real...

    ResponderEliminar
  4. Essa resposta de usar a mesma arma, não me parece um diálogo propriamente correcto. Isso é o mesmo que dizer, que então vamos começar a andar armados e a abater os criminosos a tiro (se bem que não estou totalmente contra :P).

    ResponderEliminar
  5. "Se calhar também lhes escapa a possibilidade de usarem esta mesma funcionalidade em proveito próprio, por exemplo sinalizando que as autoridades estão em determinados pontos... quando na realidade não estão"

    É proibido por lei quer lá quer cá.

    Eu recuso-me a fazer sinais a dizer que a policia está na estrada, podemos estar a avisar um criminoso. Quem anda na estrada não tem de ter medo da polícia tem é de respeitar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora lá está!!!
      Se respeitarem isso deixa de ter qualquer utilidade.
      O problema é o reverso da medalha, a famosa caça à multa, a meterem radares em locais praticamente abandonados, com grandes rectas, sem movimento pedonal, não faz muito sentido ires ali a pisar ovos.
      Preferia ver radares fixos ao pé de todas as escolas e locais com grande afluência de peões. E móveis nas auto-estradas... é impressionante que em viagens Porto-Leiria / Leiria-Porto não veja uma unica viatura das autoridades.

      Eliminar
  6. Se vai em excesso de velocidade como é "caça" à multa, se conduz a usar o telemóvel, sem cinto, se está estacionado sem pagar parquímetro, estacionado em cima do passeio, em segunda fila e à vez em terceira, nem os semáforos de velocidade se cumpre, como pode ser catalogado de "caça"...!?

    Eu conduzo todos os dias, e sou a favor de mais repressão se existisse a tal "caça" à multa não se veria nem 1/3 das infracções e embaraços na via publica, basta cumprir que não será "caçado"...!

    O certo que é com a cegueira das contra ordenações, o povo vai avisando os gatunos, assassinos, quem circula sem seguro de responsabilidade civil, inspecção, etc que circulam por essas estradas fora...!

    Para terminar as pessoas tem que se responsabilizar pelos seus actos, a culpa não é do radar escondido, como não é culpa do ourives, etc, pelo facto de ter muito ouro no cofre!

    Em suma existe uma falta de responsabilização pessoal na sociedade portuguesa, a culpa é sempre da policia, do vizinho, do colega de trabalho, do patrão, das finanças, do governo, etc...!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por falta de tempo, resumo:
      Caça à multa é andarem ao pé de creches às 9h da manhã quando os pais vão levar os filhos. Creche essa que praticamente não tem parques ou locais de estacionamento e vão lá multar quem parou por 5 minutos para deixar o filho na escola. No entanto, dezenas de viaturas estão mal estacionadas ao pé de grandes empresas ou passagens para deficientes, mas claro, não vamos chatear os senhores doutores. Isto é caça à multa, ir ao mais simples e rápido.
      O resto, comento mais logo.

      Eliminar
    2. Pois eu levo o meu filho à escola, e o que vejo é um caos total, ninguém quer andar a pé, ou seja se não tem lugar vá mais cedo, ou basta estacionar a 2 minutos a pé da escola que verá os seus problemas resolvidos, não me venha com essa do não ter estacionamento, obviamente que não terá à porta da escola...!

      Eu como cumpro sinto-me injustiçado, pois quem não cumpre não tem que andar a pé, não se levanta tão cedo e desenrasca-se melhor, este é o espelho deste pais, para alem de que embaraçam o transito de uma forma profundo nos 10 minutos antes da escola iniciar, típico português chega em cima da hora e chegam todos juntos..!

      Eu acho bem ter policia na entrada da escola, e se não cumprem é o trabalho dele actuar, seja em questão de transito, como em questão de ordem e segurança...!

      Para terminar o srº está o dia todo nessas ditas empresas a ver se os carros são "multados" ou não, brilhante, é como dizer que que a policia nunca passa em frente à minha casa, mas o engraçado é que se eu saio de casa ás 07H45, e chego ás 20H00, entro e só no outro dia é que torno a sair, eu deveria arranjar uma patrulha só para mim, dessa forma via-os sempre, mais uma forma típica de pensar, como não os vejo não fazem nada, etc, etc...!

      Eliminar
    3. Das duas uma, ou não me fiz entender, ou está a querer levar a conversa para outro lado.
      Vamos fazer um desenho:
      Estrada A:
      - Recta com 500m, apesar de ser zona residêncial, não existe nada, nem casas, nem passadeiras, nem passeios, nada, simplesmente uma passagem de um local para outro.

      Estrada B:
      - Recta com 500m, desde casas, passadeiras, cruzamentos, gente a passar.

      Onde acha que existe mais perigo????
      E onde acha que eles vão colocar o radar???

      Fiz-me entender agora?!
      Mas afinal as leis servem para proteger os cidadãos ou para embolsar?!
      Dúvidas?

      Eliminar
    4. Não tem sinalização? Não tem limites a cumprir?

      Nem percebo a discussão, se cumpre não tem que se preocupar simples..!

      Eu cumpro, por isso. ;-)

      Quanto à minha resposta anterior foi para responder à sua afirmação da creche e o facto de não ter lugares, pelos vistos fiz-me entender!?

      E não quero levar a conversa para lado nenhum, não sou é obrigado a concordar que o CE é para se ir cumprindo conforme o que o srº acha que é seguro ou não..!

      Eliminar
  7. São questões distintas.
    1 - Cumprir CE
    2 - Caça à multa

    Mas sinceramente, não sou de cumprir às cegas, dou uso ao bom senso. Só me chateia é apanhar uma multa de velocidade porque ia na A8 sozinho, com excelentes condições climatéricas e piso, e depois ver dezenas de pessoas, dentro e fora de cidades, agarrados ao telemóvel, a ultrapassar em cima da linha contínua, a estacionar onde lhes dá na gana e ninguém fazer nada... Resumindo, só andam onde lhes convém.

    ResponderEliminar