2015/02/21

Aprende matemática com explicações (possivelmente) mais fáceis de entender

Trigonometria, derivadas, álgebra linear, vectores, geometria... são temas que inspiram terror nalgumas pessoas (e principalmente alunos), mas se calhar o verdadeiro problema não é a matéria nem a falta de capacidade de aprender, mas sim a forma como é explicada. O site Better Explained esforça-se por explicar estas e outras matérias... melhor explicadas.

Nem conseguirão imaginar o quanto me identifico com este site (que só recentemente descobri), pois também eu fui "vítima" de muitas aulas em que aquilo que os professores tentavam explicar me pareciam "chinês"... e que depois quando alguma outra pessoa me explicava "por outras palavras" vinha a descobrir: "Mas afinal era só isso? Então porque não explicaram logo assim?"

É um problema que imagino que afecte muitas pessoas, que na escola ou fora dela, só precisam de ver as coisas explicadas de forma a que consigam compreender. Explicações que infelizmente serão diferentes de pessoa para pessoa, mas que também caberá a cada um procurar caso esteja interessado em realmente aprender.

Neste Better Explained não faltam artigos que apresentam explicações alternativas e que vão dos conceitos básicos a tópicos mais avançados.

Logo numa das primeiras lições, temos uma explicação mais visual de como se pode chegar à formula da área de um círculo, transformando um círculo num triângulo e este tipo de explicações é aplicada ao longo de todos os temas, como a álgebra linear, trigonometria (incluindo como se chegou ao valor de pi), transformada de Fourier, e até curiosidades como o "paradoxo dos aniversários", ou coisas como a "regra dos 72".

Mas... não se fica por aqui, temos também explicações dedicadas à programação e web developement, e onde também encontramos curiosidades como a clássica técnica de trocar o valor de duas variáveis sem usar uma terceira variável temporária.

Definitivamente a espreitar... e só muita pena tenho de não ter tido algo assim quando este tipo de coisa poderia ter sido mais proveitoso (na escola! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)