2015/02/09

Indústria Discográfica cria novo grupo "anti-streaming" Creators Alliance


Não é só por cá que temos entidades que olham para os tempos de mudança e para o crescimento da distribuição de conteúdos via streaming com grande terror e desconfiança; também nos EUA isso tem servido para criar novos grupos, como este novo "Creators Alliance", que visam combater as novas tecnologias e manter as coisas "como eram".

Sem surpresas, este novo Creators Alliance aponta as armas a serviços como o Spotify, e recorrendo à tradicional do "FUD" (Fear, Uncertainty, Doubt) para nos falar de um futuro onde "não haverá novos artistas, pois o streaming não lhes permitirá ganhar dinheiro para que possam ter uma carreira".

Curioso não referirem que os artistas só recebem 10% do dinheiro proveniente do streaming, quando as editoras ficam com quase 75%; nem que, nunca tantos novos artistas passaram a ser conhecidos, precisamente pela facilidade com que os serviços de streaming permitem com que cheguem a todo o mundo sem necessitar de "intermediários" como as editoras (e com a sua selecção e filtragem a ser feita de forma implícita e automática pelo público.)

Cá para mim, o que se passa é que já alguém lhes terá dado o toque do que a SPA por cá está a conseguir fazer, de ganhar fortunas à custa de todos os Megabytes e Gigabytes de espaço vendido - independentemente de nunca virem a ser usados para guardar música ou materiais sujeitos a direitos de autor - e eles agora estão com inveja e querem o mesmo.

1 comentário:

  1. O que vem a seguir? uma associação contra a luz solar só porque não percebem como o sol funciona nem sabem tirar proveito dele?!
    Enfim... só xulos, em PT e no resto do mundo...

    ResponderEliminar