2015/02/09

iOS 9 vai centrar-se na optimização e estabilidade


O iOS pode parecer estar sem rumo certo, e depois da grande remodelação do iOS 7 com o seu polémico esquema visual e do iOS 8 virado para o Apple Pay e preparação para o Apple Watch, parece que o próximo iOS 9 irá ser uma versão onde a Apple irá centrar-se na optimização e estabilidade do sistema.

Na evolução de qualquer software, é inevitável que existam períodos em que se dê prioridade à inclusão de novas funcionalidades... mas muitas vezes isso acaba por se fazer ressentir no desempenho ou estabilidade do sistema. O iOS é um sistema que é considerado bastante estável e robusto, mas não está imune aos seus "altos e baixos", e a Apple parece reconhecer que, com o iOS 9, está na altura de afinar o sistema e centrar-se na correcção de bugs e melhoria do desempenho.

Ainda recentemente tivemos o caso do (exagerado) espaço necessário para fazer a actualização para o iOS 8, e que posteriormente foi rectificado com a última actualização, que reduziu drasticamente esse requisito.

Embora todos os utilizadores gostem de novidades, por vezes há que dar preferência a ter um sistema no qual se possa confiar a 100%, sem recear que a qualquer momento encrave, ou reinicie sem explicação (ou, pior ainda, que nos contemple com um qualquer bug raríssimo que só nos chateia a nós enquanto o resto da internet nos vai garantindo que "aqui funciona bem" - como se isso nos ajudasse.)

Faltará também ver de que forma é que este iOS 9 irá "deixar ficar para trás" os iPhones mais antigos, e se será desta que a Apple abandonará os dispositivos sem TouchID e sem CPUs de 64bits. Mas, certamente ficaremos a conhecer mais alguns pormenores na próxima WWDC, e embora o foco seja a estabilidade, certamente haverá também lugar para algumas novidades "visíveis" no iOS 9 (se assim não fosse, não mereceria o salto do número da versão).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)