2015/02/14
IVX contou com ajuda portuguesa para regressar à Terra
Quando se pensa no espaço, uma das últimas coisas que nos poderá passar pela cabeça é a hipótese de Portugal poder aventurar-se nesses projectos. Mas a verdade é que, de uma forma ou de outra, lá vamos dando o nosso contributo para isso.
O Intermediate eXperimental Vehicle (IXV) é um veículo experimental da Agência Espacial Europeia (ESA) que tem a capacidade para fazer voos orbitais e de se deslocar em voo planado, entre a reentrada na atmosfera e o local de amaragem - e cujo voo inaugural de teste foi um enorme sucesso e marca um passo em frente para a independência europeia no acesso ao espaço. O que poderão não saber é que esta nave espacial contou com ajuda nacional. Os ensaios de qualificação do escudo térmico do IXV foram feitos pelo Grupo ISQ, no laboratório de Castelo Branco, e envolvendo 30 engenheiros portugueses.
Para além do IXV, o ISQ também está a participar no projecto ITER ("International Thermonuclear Experimental Reactor") - o primeiro reactor experimental de fusão nuclear, da configuração Tokamak - com o qual se pretende demonstrar a viabilidade da energia de fusão e testar a compatibilidade das tecnologias necessárias para o funcionamento de um reactor deste tipo.
Nada mau como forma de colocar Portugal na lista de países que estão na vanguarda da tecnologia que poderá revolucionar o futuro da humanidade, pois não?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)