2015/02/04

Notícias do Dia

Uso de dados mobile vai aumentar 10x até 2019; teste cego entre o PonoPlayer e um iPhone dá vitória ao iPhone; uma bateria portátil que podes reabastecer com gás em segundos; a Amazon ajuda-te a converter livros em papel para eBooks Kindle; e o curioso Muzzley, um projecto nascido em Portugal e que já chegou ao outro lado do Atlântico, e que tem por missão unificar a internet of things.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos muitas coisas para vos oferecer: temos os nossos habituais livros O'Reilly do mês, desta vez dedicados ao Arduino; um livro da FCA sobre compiladores; e ainda um fantástico Raspberry Pi 2 oferecido pela InMotion.


Android 5.1 já foi lançado nos Android One


Já anda um novo Android 5.1 a circular e que desta vez não se estreou nos Nexus mas sim nos económicos Android One. Embora não se saibam ainda quais as diferenças (ser uma versão 5.1 em vez de uma 5.0.3 deverá significar bastantes alterações ) é de imaginar que o facto de ser lançado para os Android One represente que se tratam de optimizações feitas para melhorar o desempenho nos equipamentos mais modestos.

Ainda assim, espera-se que quando chegar aos Nexus possa significar o fim dos bugs de gestão de memória que fazem com que aparelhos como os Nexus 5 comecem a ficar absurdamente lentos ao fim de algum tempo de utilização.


Windows RT oficialmente morto com fim da produção do tablet Lumia 2520


Depois do fim da produção dos Surface 2, chega agora a vez da MS terminar a produção do Nokia Lumia 2520, o último tablet com Windows RT que ainda estava disponível. Fica assim encerrada uma era que nunca sequer devia ter começado - e vamos esperar que com a chegada do Windows 10 este tipo de situações nunca volte a acontecer.


Apple prepara mapas com "street view"?


Não será preciso relembrar o desastre que foi a estreia da Apple nos mapas, mas desde então a empresa tem feito melhorias substanciais que já quase fizeram esquecer esse tempo. E agora, surgem umas misteriosas carrinhas que parecem estar equipadas com sistemas de captura de imagens que fazem antever que a Apple se esteja a preparar para adicionar um modo "street view" aos seus mapas.

Sabendo-se o trabalho descomunal que é fazer isso por todo o mundo, não sabemos quanto tempo demorará a que a Apple atinja um nível de cobertura idêntico ao do Google - mas por outro lado... não se pode ignorar os muitos biliões que a Apple poderá usar para resolver o problema em tempo útil. (E também se pode estar a aventurar na criação do seu próprio motor de pesquisa.)


Vais poder controlar um Tesla com um Apple Watch


O Apple Watch ainda não chegou, mas já há quem esteja a trabalhar para garantir que não faltam apps para ele quando isso acontecer. Uma delas permitirá aos possuidores de automóveis Tesla a capacidade de controlarem os seus carros remotamente.

Mas talvez mais revelador seja o facto destes developers referirem que no estado actual, o sistema de desenvolvimento para o Apple Watch é bastante limitado e não permite fazer muitas das coisas que se gostariam de fazer neste equipamento.


OnePlus ganha teclado SwiftKey


Quem tiver um OnePlus One vai em breve ter ainda mais motivos para gostar do seu smartphone. É que no próximo update irão passar a ter acesso ao popular teclado SwiftKey. Para além das suas capacidades de previsão (que vão aprendendo com o utilizador), uma das características que torna este teclado bastante atractivo é a possibilidade de termos até três línguas activadas em simultâneo - ideal para quem frequentemente tem que escrever em português, inglês, e outra língua, sem ter que andar continuamente a mudar de dicionário.



Curtas do Dia

Resumo da Madrugada



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)