2015/02/04

Kindle Convert deixa-te converter os teus livros em papel para eBooks


Lembram-se dos tempos em que se fazia rip dos nossos CDs de música para os converter para MP3? A Amazon quer ajudar-nos a fazer o mesmo com os nossos livros em papel, para que os possamos ler como eBooks nos Kindle.

Contrariamente ao que acontece com o processo de conversão de um CD, aqui estamos perante um processo bem mais trabalhoso, que obrigar à digitalização do livro, página a página, e que ainda por cima obriga a que se compre este programa Kindle Convert por 19 dólares  (que por agora está disponível apenas para os EUA).

A vantagem deste sistema é que permite a criação de livros digitais que tiram partido das funcionalidades do Kindle, como a sincronização dos pontos de leitura entre vários dispositivos, backup na cloud da Amazon, etc. Mas ainda assim... caberá a cada utilizador pesar os prós e contras face a utilizar qualquer outro software de digitalização e reconhecimento de caracteres (OCR) e convertendo-o para um ePUB - como o Calibre, por exemplo.


De qualquer forma, não deixa de ser uma forma interessante para promover a preservação de livros raros e difíceis de encontrar, que alguns utilizadores possam ter em casa. Algo que me faz lembrar que tenho muitas centenas de "comics" antiguinhos que gostava de digitalizar antes que se desfaçam em pó... mas... e tempo para isso?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)