2015/02/04

Uso de dados mobile vai aumentar 10x até 2019


Usam-se cada vez mais dados mobile, e nos próximos cinco anos esse valor irá aumentar dez vezes, segundo as previsões da CISCO. Valores que esperamos servirem de incentivo para que os operadores actualizem os limites nos seus tarifários...

Já dissemos por diversas vezes que é ridículo, hoje em dia, um operador disponibilizar 200MB de dados mobile como sendo "suficiente". E os dados e previsões apresentadas pela CISCO comprovam-no:
Actualmente, a média de utilização em todo o mundo é de quase 600MB/mês; mas quando olhamos para a Europa Ocidental vemos que esse valor já supera os 900MB - e que vai ao encontro do nosso pedido de que 1GB deveria passar a ser o valor "base" de todo e qualquer tarifário. E se acham que é pedir muito, bastará olhar para o tráfego mensal na América do Norte, que já atinge os 1.9GB/mês em média.

Mas ainda mais esclarecedor será olhar para as previsões do que será esperado em 2019. Aí a CISCO espera que um utilizador europeu gaste 5.8GB de dados mobile por mês; sendo ultrapassados pelos utilizadores da Europa Central e de Leste (8.3GB) e de forma ainda mais expressiva pelos utilizadores norte-americanos (11GB!)


... E então, caros operadores, estão dispostos a acompanhar as tendências daquilo que os clientes realmente precisam; ou vão continua a estrangular os MB de dados disponibilizados enquanto vão oferecendo chamadas e SMS que se vão tornando cada vez mais desnecessários?

1 comentário:

  1. O meu tarifário "dá-me" 2GB.
    Tenho que moderar o uso do 3G e andar com o hotspot atrás para não ultrapassar estes 2GB.

    No passado quando houve a promoção de 5GB/mensais, cheguei a gastar 6GB (dos 7: 5+2) através de uma utilização sem preocupações.

    Venham mais GBs sff.

    ResponderEliminar