2015/02/28

O engraxador espanhol que é dono de países no Twitter


Quem se sentar à frente de Javier Castaño para que este engraxe os seus sapatos, não fará qualquer ideia de que este senhor é o feliz proprietário de vários países e regiões... no Twitter.

Os nomes são um bem precioso na internet, quer sejam nos domínios, como nos nicks, e também nas contas de redes sociais como o Twitter. Há até quem faça disso o seu modo de vida, apoderando-se da maior quantidade possível de nomes apetecíveis, esperando depois conseguir vendê-los a quem estiver interessado neles.

No entanto, no caso de Javier, a situação é bem mais altruísta. Javier sempre teve um fascínio pela internet, que permaneceu mesmo quando a crise o forçou a passar do seu trabalho como designer gráfico para engraxador de sapatos. Foi esse fascínio que o levou a registar-se no Facebook meros dias após ter sido criado, e também no Twitter, em 2007, quando estava bem longe de ser aquilo que é hoje.

E foi aí que, convencido de que o Twitter viria um dia a ter sucesso, decidiu registar inúmeras contas de regiões espanholas e países. Mas a parte mais curiosa é que o fez para evitar que outras pessoas o fizessem com intenção de lucrar com isso. Sim, mesmo estando numa situação financeira complicada, Javier tem gasto o seu tempo a tentar fazer com que eles sejam transferidos para quem deverá realmente ficar com eles.


Canadá, Roma, Japão e Rio de Janeiro são alguns dos  handles do Twitter que estão/estiveram sob a sua posse. Quando finalmente os consegue transferir para alguém com legitimidade para tal (com muito cuidado e paciência, pois não falta quem o queira enganar, para depois facturar à custa disso - mesmo indo contra as regras do Twitter) nem sempre lhes é dado o uso que se esperaria... alguns dos domínios que já cedeu continuam silenciosos. Mas depois, também há casos mais simpáticos, como o do Rio de Janeiro, cujo primeiro tweet foi de agradecimento a este "fiel depositário" destes nomes no Twitter.



... A pergunta que coloco é: com dezenas ou centenas de novos serviços a surgirem mensalmente... quem é que poderá arriscar saber quais é que se poderão vir a tornar no novo "Facebook" daqui por meia década? (Eu, pessoalmente, não tenho grande pressa/vontade de andar a reservar nomes em serviços, mas conheço várias pessoas que o fazem. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)