2015/03/25

Apple já tem táctica preparada para vender Apple Watches


A Apple é uma marca que chegou ao ponto em que está hoje graças a uma combinação de factores que muitos outros tentam replicar. E um deles passa também pelo tratamento que dá aos clientes que se dirigem às suas lojas - e onde os funcionários já têm definidas as regras de como deverão vender os novos Apple Watch.

A Apple não deixa nada ao acaso, e muito menos a forma como os seus funcionários deverão abordar e lidar com os clientes. Com a chegada do seu relógio, os colaboradores voltam a ter um novo manual de como vender o Apple Watch, e que recorre a tácticas que tradicionalmente seriam utilizadas em lojas de produtos de moda.

Os funcionários são encorajados a criar uma relação com o cliente, interessando-se pelas suas necessidades e gostos, e fazendo recomendações sobre quais serão os Apple Watch mais adequados - sempre com comentários positivos de como algo será uma "boa escolha" em vez de discutirem as "más escolhas". Outras recomendações passam por interagir com pessoas que acompanhem o cliente, perguntando-lhes a sua opinião; assim como referir que outros clientes já terão optado por este ou aquele modelo. Uma coisa que também é realçada: nunca utilizar o preço como motivo de escolha.

Não deixa de ser interessante ver a que ponto as coisas chegam para maximizar as vendas (da mesma forma que tem piada estudar um pouco sobre as regras de posicionamento de produtos nos hiper-mercados - nem que seja como forma de auto-defesa contra essas tácticas comerciais). Mas o melhor mesmo é nunca tomarem uma decisão apressada para comprarem seja para o que for, e se tiverem que ir a uma loja, irem igualmente com a vossa própria lição estudada para que não se deixem influenciar pelos vendedores (a não ser que haja realmente motivos para isso).

4 comentários:

  1. Sempre que quero comprar alguma tecnologia mais cara, faço sempre o meu estudo em casa, e por vezes correm semanas sem que eu me decida por determinado produto e o compre.
    Mas queria dar uma opinião pela positiva de como deverão ser feitas as vendas. E para tal, se me permitirem vou falar da FNAC. Primeiro quero dizer que reconheço e conheço as 1001 coisas negativas que tem (e não é esta a situação que me leva a comentar, senão seriam muitas as linhas :) ).
    Mas tem coisas boas, e a experiência que EU tenho com alguns vendedores tem sido muito boa. Nomeadamente em darem a sua opinião pessoal.
    Por vezes vejo-me a ser aconselhado a não comprar um produto que, pela logica do preço, deveria ser a primeira opção do vendedor... Em vez disso, aconselham-me outro, por vezes bastante mais barato, mas que na sua opinião (quase sempre fundada) é o melhor para mim...
    Isto para dizer que quando sinto que os vendedores não me querem impingir o mais caro, por ser "o melhor", ganham logo um bom "rotulo" :) (a minha experiência tem ocorrido na região do Porto, se isso interessar para alguma coisa)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comprar o produto mais caro da loja não quer dizer que é o produto que as lojas tem mais margem.

      Ou seja os vendedores poderão ter orientações no sentido de tentar vender determinado produto devido à maior margem de lucro e sendo mais barato mais potencial de vende esse produto possui!

      Não estou a dizer que tenha sido o caso, ou que seja geral em todos os produtos os mais baratos serem o que mais margem oferecem às lojas.

      Como também posso referir o facto de que antes das rebaixa inevitáveis para despachar "monos" os vendedores tenham orientações no sentido de os vender, em tecnologia vê-se muito nos portáteis, tablet's, TV's, etc...!

      Eliminar
    2. De facto, goste-se do preço ou não, o atendimento da Fnac é provavelmente o melhor neste tipo de lojas (excepto o atendimento do gerente da Fnac do Gaia Shopping - com tantas outras FNAC do outro lado do rio, provavelmente nunca lá mais meto os pés).

      Já dei por mim a ter conversas de características técnicas sobre equipamento fotográfico com funcionários, que de facto se mantém interessados e bem informados, isto para não falar da simpatia. É este tipo de atendimento que falta numa Worten ou numa Radio Popular.

      Apesar de apenas passar lá para ter contacto físico com os equipamentos, e quando vou, já tenho o caso bem estudo, noto perfeitamente que qualquer pessoa menos informada, sai de lá satisfeita. É basicamente por isso, que mesmo vendendo mais caro, continuam a vender bem.

      BTW, quando a indicarem um produto mais barato isso é relativo. Prefiro vender um produto de 500€ e ter 25% de margem do que vender um de 1000€ e apenas ter 10%.

      Eliminar
    3. Rui B., não sei se o Gerente do Gaia Shopping ainda é o mesmo (nunca mais lá fui, espero que não), mas não podia concordar mais contigo. O indivíduo é um incompetente de todo o tamanho. Sou de Gaia e vou comprar nas FNAC's do Porto ou Matosinhos. O que distingue a FNAC, da Worten e Rádio Popular é o conhecimento que os funcionários têm sobre os produtos que vendem.

      Eliminar