2015/03/29

Clock - um relógio digital onde os componentes são uma obra de arte


Normalmente, a electrónica é algo que fica escondida por trás de um ecrã ou de uma caixa de plástico, e pouco ou nada tem "que se veja". Mas este Clock é uma autêntica obra de arte que inverte isso, usando todo e cada elemento electrónico como peça essencial de um complexo labirinto digital que dá origem a este relógio.

Os relógios digitais já perderam toda a sua mística de peças de alta-tecnologia que outrora tiveram, e podem hoje em dia ser feitos por custo irrisório com meia dúzia de componentes. Mas não é isso que se passa com este "Clock".

O Clock é um relógio digital, mas em vez de recorrer aos habituais circuitos integrados, é feito "à moda antiga", com centenas/milhares de componentes individuais (díodos, transístores, resistências) que hoje em dia se encontrariam miniaturizados e dentro de um único chips de tamanho ultra-reduzido.


Nem sequer termos uma placa de suporte para os componentes, ficando estes auto-suspensos pelas suas próprias ligações, e resultando num hipnótico emaranhado de peças e ligações que não deixará ninguém indiferente. Uma verdadeira obra de arte que não me importaria de ter numa parede... mas só de imaginar quanto uma coisa destas poderá custar (o seu criador diz ter passado vários anos a trabalhar nisto) é melhor nem me por com ideias.


O projecto tem também detalhes curiosos: uma vez que não existem botões e todo o sistema está colocado dentro de uma caixa de vidro sem acesso; o acerto das horas é feito através de uma pequena peça magnética que podemos colocar em determinados pontos. E não falta a assinatura do seu criador, Gislain Benoit, como se exige de qualquer obra prima. (E se querem coisas ainda mais complicadas... ele também tem!)

Agora, era só adicionar electricidade wireless para dispensar o cabo de alimentação, e ficava perfeito. :)

1 comentário:

  1. Muito bom uma obra de arte quanto fica o esquema eletrico do relógio.

    ResponderEliminar