A HTC pode ser uma marca que se associa aos smartphones, mas parece não querer perder aquela que poderá vir a ser a próxima grande revolução tecnológica: a realidade virtual. Para isso, em pareceria com a Valve, está a preparar os seus óculos RE Vive, que chegarão ao mercado ainda este ano.
A Valve é uma das grandes interessadas na tecnologia de realidade virtual, e em vez de apostar num único sistema feito por si, parece ter optado pode acolher todo o tipo de equipamentos de múltiplos fabricantes. Este óculos HTC RE Vive serão um deles, e a HTC diz que chegarão às lojas ainda este ano.
Serão inevitáveis as comparações com os Oculus Rift, mas neste caso a HTC aposta num sistema que contempla desde já que o utilizador se poderá movimentar numa sala, e inclui também dois controladores com os quais os utilizadores poderão "simular" a manipulação com os seus braços - uma área em que a Oculus VR ainda está a explorar.
Embora seja referido que a nível do ecrã ainda é perceptível o efeito "screen-door" (1200x1080 para cada olho a 90Hz), dizem que a nível da interactividade o sistema já está muito bem afinado, reagindo sem hesitações a todo o tipo de movimentos - mesmo aqueles que nos Oculus Rift originais não eram detectados, como levantarem-se, baixarem-se, caminhar para um lado ou para o outro, etc. Isto é feito graças à presença dos habituais acelerómetros e giroscópios, e também por câmaras e um sistema de posicionamento laser que permite detectar o posicionamento com precisão numa área de 4.5x4.5 metros. Por agora os óculos e controladores ainda têm fios, e é necessário colocar dois "caixotes" nas paredes, mas a HTC diz que na versão final teremos produtos completamente wireless e os trackers nas paredes terão tamanho muito mais reduzido.
... Estamos muito curiosos é para saber qual será o preço destes brinquedos, que certamente se tornarão altamente desejados na época de Natal deste ano (se cumprirem as promessas).
Mas Oculus não tinha comprado a empresa que está a desenvolver o sistema "LEAP Motion" que nos permite interagir com as mãos dentro da RV ? Essa noticia saiu há poucos meses no site da Oculus, mas agora fui verificar e já não vi lá nada a respeito e nem no site da LEAP Motion... É estranho porque me pareceu uma ideia ótima mas pelos vistos não resultou. De qualquer forma seria interessante saber qual a percentagem de "efeito porta de tela" em relação a Dk2 e á engrenagem vr da Sansung. Mas o deslumbramento dessa gente é sempre tão exagerado que preferem fugir sempre á velha questão!
ResponderEliminar