2015/03/11
LG vai mostrar novos ecrãs 4K OLED HDR ainda este ano
Quem deitar os olhos a um televisor OLED ficará fascinado com a vivacidade das cores e o elevado contraste que apresenta. Mas para o final do ano a LG prepara-se para levar a qualidade de imagem ainda mais além, com a chegada de televisores Ultra HD OLED com HDR.
A maioria das pessoas já estará familiarizada com o termo HDR na captação de fotos e vídeo, referindo-se à capacidade de captar informação com "elevada gama dinâmica" (High Dynamic Range) desde as zonas mais escuras às zonas mais brilhantes, e aqui também se trata de fazer o mesmo, mas no sentido inverso: o da exibição da imagem.
Actualmente, a maioria dos ecrãs limita-se a conseguir mostrar imagens com 24 bits de cor, e que permitem apresentar uma escala de cinzentos que vai do 0 (preto absoluto) ao 255 (branco absoluto). O problema é que actualmente não temos forma de especificar se um branco absoluto deverá ter um brilho equivalente ao de uma estrela a brilhar no céu nocturno... ou se o do sol ao meio-dia. É é aí que entra o HDR, que adicionará um novo canal que permitirá ampliar o nível de cores e luminosidade a apresentar, e que vem mesmo a calhar para os ecrãs OLEDs.
Para isso a tecnologia OLED tem que evoluir mais um pouco, para permitir a criação de imagens ainda mais brilhantes (fala-se de 1000 nits, mais do dobro do brilho de um ecrã normal), mas considerando que nos ecrãs OLED do Galaxy S6 já se pode atingir mais de 780 nits, já começamos a estar lá perto.
Claro que há ainda um "pequeno" problema adicional, e que é também - segundo a LG - o responsável pelo atraso na adopção deste sistema: a necessidade de conteúdos que contenham esta informação HDR. Mas, já que estamos em processo de adaptação para os formatos HDR, seria bom pensar-se já em mais que apenas o aumento da resolução, e se considerasse desde já a necessidade de captação de imagens HDR preparadas para estes novos ecrãs OLED 4K que a LG quer demonstrar ainda antes do final do ano.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Tanta inovação e em Portugal e os canais hertz transmitem em 4:3 (salvo a RTP) e os poucos canais HD são a 720p.....Sinceramente não percebo esta estagnação. Por esta altura a meu ver a maior parte dos canais teriam que ser HD a 1080p e aqueles que não são ao menos que emitissem em 16:9 (será assim tão difícil emitir neste formato?)
ResponderEliminar