2015/03/03

Problemas de aquecimento do Snapdragon 810 já se fazem sentir no HTC One M9?


Depois de se confirmarem os rumores de que a Samsung não iria utilizar o Snapdragon 810 no Galaxy S6, e de que também o OnePlus 2 também seria atrasado devido a problemas com o mais recente chip da Qualcomm, parece que se começam a fazer notar os motivos destas questões: com alguns equipamentos a aquecerem demasiado ao ponto de nem sequer concluírem uma ronda de benchmarks.


Segundo o relato de algumas pessoas no MWC, correr um benchmark num HTC One M9 resultou em aquecimento excessivo e que levou ao aparecimento do aviso de temperatura elevada.

Já é conhecido que a potência dos actuais SoC usados nos smartphones pode causar aquecimento elevado, mas isso é normalmente contornado através da redução da velocidade, de modo a que tudo se mantenha dentro dos parâmetros aceitáveis. Ainda assim, fica a questão sobre se se estará a comprar um equipamento que mesmo em circunstâncias consideradas "normais", possa atingir estas temperaturas, e tornar praticamente impossível que se tire partido do seu desempenho por um período de tempo aceitável (por exemplo, em jogos).

Sem dúvida que este tipo de coisa irá ser posta à prova à medida que mais dispositivos forem sendo alvo de análises, mas mesmo considerando que tenha sido uma situação atípica, serve para relembrar que a busca pelo máximo desempenho nos dispositivos mobile pode estar a chegar a um ponto em que temos um excelente desempenho "teórico", mas do qual não podemos desfrutar devido a aquecimento excessivo (e não é preciso inventar muito: no Verão, já levei vários avisos de temperatura elevada no iPhone, se estiver a usar app de navegação GPS, num dia quente, enquanto o mesmo está a ser recarregado - uma situação que me parece perfeitamente banal, e onde seria esperado que estes dispositivos funcionassem sem este tipo de queixas).

1 comentário:

  1. Isso é um problema do 810 e não de todos os SoCs em geral. Basta ir procurar benchmarks do S6 que já andam para aí a circular...

    ResponderEliminar