2015/03/03

Podo é uma câmara externa Bluetooth que podes colar em qualquer lado


Temos visto alguns fabricantes seguirem na direcção de reduzirem ao máximo as câmaras digitais e praticamente transformarem-nas em sensores de imagem wireless. É precisamente isso que fez este projecto no Kickstarter que nos propõe uma simpáticas e reduzidas câmaras adesivas chamadas Podo.

Vivermos na era "selfie" não aconteceu por acidente. Embora os nossos smartphones tenham câmaras cada vez melhores, continuamos a ter problemas de ordem prática sempre que desejamos tirar uma fotografia "que nos apanhe": a não ser que se carregue um tripé ou suporte, ou se tenha alguém por perto que nos faça o favor de nos tirar a foto, as coisas complicam-se.

A Podo resolve isso com um formato compacto e uma base adesiva que permite que facilmente a colemos em qualquer lado (paredes, postes, mesas, etc.), tirando fotos que depois são enviadas via bluetooth para o nosso smartphone. Com um sensor de 8MP, podemos esperar imagens com qualidade suficiente para a maioria dos casos, e também podemos gravar vídeo 720p (a Podo tem 4GB de memória interna e autonomia para 2h).

O problema é apenas saber se se justifica pagar 79 dólares por um brinquedo assim - especialmente quando temos câmaras como a da Xiaomi, com WiFi e tudo, a preços ainda mais reduzidos (sendo que também me parece inevitável que dentro em breve surjam "clones" de fabricantes chineses a oferecer algo idêntico a preço bastante mais reduzido.)

1 comentário:

  1. Uma camera pequena tipo 0.3MP com bluetooth/wifi é que era para permitir fazer a nossa própria rede de vigilancia, inclusive monitorizar determinado espaço à distancia a baixo custo.

    ResponderEliminar