2015/03/30

Termóstatos NEST não se adaptaram à mudança de hora


Com tanta tecnologia à nossa disposição, a questão da mudança de hora continua a ser uma autêntica "lotaria" que nos pode dar algumas surpresas desagradáveis. Desta vez não foram os iPhones que se esqueceram de tocar o alarme, mas houve quem tivesse acordado para uma casa mais fria que o normal... e isto tendo o mais avançado termóstato inteligente do mercado: o Nest.

Os utilizadores britânicos com termóstatos Nest tiveram uma surpresa inesperada com a mudança para o horário de Verão. Os seus Nest actualizaram a hora correctamente, mas todos os agendamentos e regras ficaram desfasados 1h como se estivessem na hora antiga - embora apresentando a hora "correcta", o que contribuiu para aumentar a confusão entre os seus utilizadores.

Confesso que isto das mudanças de horas é o tipo de coisas com o qual fico feliz por não ter que lidar directamente (do lado da implementação de sistemas), pois rapidamente aquilo que parece ser simples se pode tornar numa dor de cabeça. Já no meu sistema de registo de dados de casa, é sempre chato ter estatísticas que, no dia em que se passa da 1:00 para as 2:00 (como agora conteceu) se fica com uma hora "vazia"; e no caso contrário temos o caso ainda mais chato de ficar com estatísticas repetidas para a mesma hora (temos a primeira hora da 1:00 às 2:00, e depois novamente a segunda hora nesse mesmo período com o retrocesso da hora.

Talvez não fosse pior optar pela técnica do Google quando há acertos horários com os segundos extra, de ir distribuindo o acerto da hora ao longo do dia, para que escapássemos a estes saltos.

Mudança de hora... algo que ainda deixa aterrorizados os habitantes do planeta Terra em pleno séc. XXI! :)

[imagem via @innocent]

3 comentários:

  1. A Google usa esse desfasamento no leap second, um segundo apenas, não é na hora toda ;-)

    ResponderEliminar
  2. A Google usa esse desfasamento no leap second, um segundo apenas, não é na hora toda ;-)

    ResponderEliminar