2015/04/13

Análise às skins da dbrand

Nem sempre é fácil encontrar um consenso entre a forma ideal de proteger o nosso smartphone contra os abusos do dia a dia, e o desejo de não aumentar o seu volume com capas que escondem as suas formas. O nosso Luis Costa poderá ter encontrado a solução, com as skins da dbrand - e conta-nos como é que se tem comportado ao longo de meses de uso.



Ao adquirir um novo smartphone ou tablet, é normal surgir a questão: vale a pena comprar uma capa para proteger o mesmo? Confesso que não sou grande adepto das mesmas. Já tentei vários modelos, materiais, mas ainda não encontrei uma fórmula que me convença.

Os bumpers acabam por ser a protecção que mais me agrada, mas por norma acabo por não utilizar nada. Isto independentemente do smartphone, inevitavelmente, ir o chão uma vez por uma ou outra vez. Se muitas vezes isso não resulta em qualquer mazela, recentemente numa das quedas mais idiotas, o ecrã acabou rachado. Como se costuma dizer: "quem anda à chuva..."

As skins dbrand

Gosto de utilizar o equipamento como foi projectado, sentir a sua forma. Foi por isso com muita satisfação que recebi um conjunto de skins da dbrand para o Nexus 5. A dbrand é uma empresa canadiana que não tem qualquer problema em se intitular "The Boss Of Vinyl Skins". A fasquia estava assim elevada, será que as suas skins aprovam?

Os relatos são inúmeros, e a precisão é um dos atributos que a dbrand lhe vê reconhecido. Faltava, na minha opinião, saber qual o comportamento da skin a longo prazo.

Tratei portanto de seguir as instruções que marca disponibiliza no seu site. Cada modelo tem um vídeo explicativo sobre o processo de aplicação da capa.
Este é apenas um dos exemplos do bom funcionamento da dbrand. A empresa dedica muita atenção aos seus clientes, é tem forte presença nas redes sociais, onde o bom humor reina.


A parte traseira, foi a de mais fácil colocação. No caso do N5, bastou a alinhar a inscrição do logótipo e colar.


A parte frontal já requer mais alguma atenção, muito devido à diminuta (ainda bem!) largura das margens.


A capa lateral é que necessita de maiores cuidados. São dois elementos que têm de terminar no mesmo local, pelo que não se pode esticar a superfície, nem mais, nem menos que o necessário.

No meu caso, como foi a mais (menos de um milímetro), bastou cortar a área excedentária e colar. Ao fazê-lo, não devem pressionar a "fita" em demasia, pois esta tem tendência a alargar, adaptando-se às necessidades. O tratamento com secador pode parecer estranho, mas funciona, e é essencial no processo. A cola e as diferentes partes da capa ficam mais maleáveis, podendo assim ajustar-se as áreas que necessitam de pequenas correcções.

O produto final fica com muito bom aspecto. Na realidade, parece que temos um equipamento novo. A sensação que o mesmo causa nos amigos é curiosa, pois sai sempre aquela pergunta: "novo smartphone?" Além do look, a capa torna o equipamento mais fácil de segurar, tornando-se menos escorregadio.


Ao fim de oito meses, a capa mantém-se como nova. Tinha apenas uma "dentada" fruto dos maus tratos que o smartphone acaba por sofrer - e onde por maus tratos, entenda-se andar dentro de um bolso em conjunto com outros equipamentos. Tivesse esta análise sido publicada uma semana antes e a prestação teria sido imaculada. Desta forma, acaba por devido a uma secção mais frágil na zona das colunas que acabou por ceder, seguida alguns dias depois pela reduzida secção na zona do cartão SIM.

Tendo em conta o tratamento a que foi sujeita, não é muito grave, até porque podem encomendar só esta secção e até embarcar numa capa multi-estilo (ou não!).

A capa mantém-se colada, na posição em que foi instalada. Apenas as margens frontais têm tendência para deslizar um pouco, facto que pode ser facilmente corrigido no momento.


Apreciação Final


As capas da dbrand confirmaram tudo o que delas se esperava. Têm excelente qualidade e acabamentos. O processo de instalação está muito bem documentado, e o apoio ao cliente é um exemplo a seguir.

No que respeita à durabilidade, o comportamento, não tendo sido exemplar, acaba por ser muito bom. O facto de andar livre no meio de outros equipamentos terá certamente contribuído para a degradação acelerada do material. Tratando-se de uma zona de reduzida secção, serão sempre mais problemáticas e que aconselham um tratamento mais cuidado. Talvez com material ainda mais resistente, isto possa vir a ser evitado no futuro.

As skins da dbrand podem ser adquiridas online no site da empresa em https://dbrand.com. Têm como opção skins para cobrir todo o equipamento, ou só parte do mesmo. A combinação de cores e estilos é também uma possibilidade.

Tomando como exemplo o Nexus 5, a parte frontal custa $7, tal como a lateral, e a traseira $10, perfazendo um total de $27. A este valor há de somar o transporte, $5 para smartphones, $8 para tablets e $9 para a PS4.

É precisamente preço o factor que pode pesar mais na decisão da compra. O valor da aquisição é em muito superior ao da grande maioria das capas que se podem adquirir no mercado, especialmente nas ofertas "chinesas". No entanto, a experiência de utilização de uma destas skins é completamente diferente, tanto a nível visual como da qualidade da aplicação e do toque. Como sempre, caberá a cada pesar os critérios a que dá mais importância e tomar a sua própria decisão. Pela nossa parte, as skins dbrand saem daqui com a nossa recomendação:


Dbrand Skins

Prós
  • Processo de instalação
  • Qualidade dos acabamentos
  • Um "novo" equipamento depois de instalada a skin

Contras
  • Menor resistência de algumas zonas
  • Preço


Galeria de imagens




2 comentários:

  1. Muito bom! Também já experimentei umas quantas (bumper, flipcase, ect) mas acabo sempre por usar sem nenhuma.

    Luís, estas encontram-se à venda por cá ou só mesmo através do site?

    ResponderEliminar
  2. Penso que a venda é exclusivamente através do site

    ResponderEliminar