2015/04/26

DARPA quer software auto-actualizável que resista a um século de evolução


O mundo moderno está repleto de coisas boas, mas no mundo da informática a rápida evolução tem também algumas consequências preocupantes. A DARPA tem um projecto com o qual espera conseguir garantir a longevidade do software, de forma a que possa sobreviver a um século de evolução.

A rápida evolução do software não é um problema para aquelas pessoas que vão acompanhando esses avanços... mas bastará deixarem-se ficar um pouco para trás para verem como rapidamente as coisas mudam. Os sistemas operativos deixam de ser suportados ao final de poucos anos; as actualizações do software passam a exigir que se faça upgrade para sistemas mais recentes (que muitas vezes obrigarão a que se invista em novo hardware); etc. Outra das consequências é que software concebido para esses sistemas mais antigos se torne incompatível com sistemas mais recentes... coisa que a DARPA quer resolver com este BRASS (Building Resource Adaptive Sofware Systems).

Um programa feito hoje pode tomar como garantidos a existência do TCP/IP, de um sistema de ficheiros, e outras coisas que quase seguramente não existirão (nesta forma actual) daqui por 50 ou 100 anos. Com o BRASS o objectivo é criar tecnologias que permitam que o software se possa manter funcional ao longo das décadas, adaptando-se de forma automática às alterações que forem ocorrendo.

São situações que têm que ir sendo consideradas (e quanto mais cedo melhor), sob pena de eventualmente ficarmos perante autênticos "apocalipses" digitais - veja-se por exemplo o caso do Java, que deixará de funcionar no Chrome antes do final do ano; e que obrigará a que muitos serviços tenham que rever sistemas bem complexos (como o do serviço dos impostos).

Mas como é normal... continuará a haver muitas pessoas que optarão por enfiar a cabeça na areia... até que não mais se possa adiar o insustentável. Esperando que depois entre em acção a habitual capacidade de "desenrasque" à MacGyver, que tantas vezes é o que vai mantendo as coisas em funcionamento.

2 comentários:

  1. Posso ter entendido mal, mas a IBM já tratou disto nos mainframes.
    Um programa de 1900 e troca o passo funciona normalmente nesta beleza:
    http://www-03.ibm.com/systems/resources/systemz_zec12_original_450x450.JPG

    ResponderEliminar
  2. E a virtualização/emulação não resolve?

    ResponderEliminar