2015/04/14

Lollipop está a "brickar" Nexus 5 e Nexus 7?


Parece que a saga dos bugs atribuídos ao Android Lollipop não para de aumentar, e agora há também relatos mais preocupantes, de que poderá estar a inutilizar completamente alguns Nexus 5 e Nexus 7.

Bastantes utilizadores têm relatado problemas que surgiram durante o processo de actualização para o Android Lollipop, deixando o equipamento completamente bloqueado - embora também existam outros relatos de sintomas idênticos a surgirem dias ou semanas após a actualização - e afectando principalmente os Nexus 7.

Actualização: parece que o problema dos Nexus 7 é mais grave e não está relacionado com o Lollipop.

Ao que parece, o problema parece estar relacionado com a memória Flash, pois em muitos casos o tablet fica preso no passo "Erase Userdata". Um sintoma que volta a reacender as preocupações com a velha questão da durabilidade e velocidade das memórias flash que a Asus usou nos Nexus 7 - e que também fez com que muitos utilizadores destes equipamentos fossem praticamente obrigados a converter o seu Nexus 7 para F2FS para que ficasse minimamente utilizável (também falta esclarecer se estes encravanços poderão relacionados com utilizadores que tenham feito esta alteração e agora esteja a tentar fazer a actualização directa.)

Seja como for, são questões que convém ficarem rapidamente esclarecidas, sob pena de começarem a criar um sentimento negativo face à actualização para o Lollipop, que já tem dado outras surpresas desagradáveis aos utilizadores (particularmente na questão do consumo de dados, tanto no Moto G como no próprio Nexus 5.) No nosso grupo de discussão são já vários os utilizadores que expressaram a sua vontade de retroceder para o Android KitKat até que estes bugs estejam garantidamente corrigidos.

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Pensei exactamente a mesma coisa!

      Eliminar
    2. Era mais um Gate, BrickGate! E em 48h andava na boca de todo mundo, principalmente de quem não tem iPhone ;)

      Eliminar
  2. No meu caso foi demais, tinha custom rom android 5.0 a rodar(muito lentamente) no nexus 7 2012 e atualizei para stock 5.1 e fiquei com o tablet sempre em bootloop! reverti a custom rom e continuava em bootloop, meti android 4.4.4 e mesmo assim o problema nao se resolveu...
    A sorte é que tinha seguro e meti a rom oficial, com ele bloqueado de origem, ficando na mesma em bootloop e eles lá mo arranjaram, não sei que metedo usaram mas agora tenho android 5.1 a funcionar e um pouco mais rapido que antigamente...

    boa sorte!
    #nexus7bricked

    ResponderEliminar
  3. algum amadorismo android naquela que era considerada o grande avanço android...

    o meu nexus 5, desde o update 5.1 a bateria não s egasta, esfuma-se.. tala a velocidade a que o faz...

    ResponderEliminar
  4. Devido a estes problemas até tenho medo em fazer update no meu Z2 de Kitkat para Lolipop...
    É que só se tem ouvido problemas. No 5.0 era o memory leak, no 5.1 é este problema. A Google anda a falhar muito.

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho um Nexus 7 de 2012, e aquilo a cada atualização que faz mexe-se cada vez mais lento e o mesmo acontece com o N4 (mesmo fazendo wipes e outras coisas descritas em foruns). É por este tipo de coisas que ja deixei de fazer updates, pois de que vale ter a ultima versão android se o equipamento fica uma pasmaceira. Da experiencia que tive ate agora, a versao que vem no equipamento é a mais optimizada e a mais rapida, e apartir dai é sempre a descer com os updates.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. toda a gente queria o update para o lollip, esta ai o lollipop =D
    os updates nem sempre vem pa deixar as coisas melhores

    ResponderEliminar
  8. O meu atualizou sem problemas.
    Sem consumo indevido de dados, sem brick, sem problema de bateria.
    Meu nexus 5 ficou melhor.
    Talvez eu tenha dado sorte, vai saber.
    O problema também é que tem gente que mexeu muito no smart e quando a atualização chegou as incompatibilidades apareceram.
    Aí já não é com lpa da google. Não são todos os casos,as existe essa situação.

    ResponderEliminar
  9. Por cá tudo bem... Se bem que nunca alterei o meu n5

    ResponderEliminar
  10. Eu nunca fiz qualquer tipo de alterações ao meu nexus 7 de 2012, apenas as actualizações de sitema. Com a passagem para o 5.0.2 quase fiquei sem tablet. lentooooooooo, crashes a toda a hora, a bateria esfuma-se e parao carregar é um martírio. chegou a ota 5.1. tenho medo de a instalar!!! será que pode ficar pior?!?! acho que o aparelho já está fora da garantia :(

    ResponderEliminar