2015/04/21

Nexus 7 de 2013 estão a avariar em quantidade anormal?


Recentemente demos conta de relatos que estavam a referir o bloqueio de Nexus 7 após a actualização para o Android Lollipop, mas afinal parece que o problema é bem mais grave e não está relacionado com a actualização - mas sim com os próprios Nexus 7.

Embora o problema dos Nexus 7 que ficam encravados no boot ou no processo de "erasing userdata" estivesse a ser atribuído à actualização para o Lollipop, parece que afinal tudo não passou de uma infeliz coincidência - e que este problema está na verdade a afectar Nexus 7 desde antes da disponibilização da actualização, e que se tem agravado cada vez mais à medida que o tempo vai passando (independentemente da versão de Android utilizada.)

Ora, é uma situação que deixará todos os possuidores de Nexus 7 em pânico, pois isto está a acontecer precisamente numa altura em que muitos deles começam a perder a garantia; e embora ainda não esteja determinado exactamente qual seja a origem do problema, os sintomas dos bloqueios no logo do Google durante o boot e o encravanço na limpeza da flash fazem suspeitar que seja algo relacionado com as memórias flash - ampliadas pelo facto de a Asus já ter tido problemas nas memórias Flash utilizadas no Nexus 7 original.

Suspeitas que por enquanto continuam por confirmar, mas que não são ajudadas pelo facto da Asus estar a pedir exorbitâncias pela reparação dos Nexus 7 que já estão fora da garantia (nalguns casos mais do que o Nexus 7 custava em novo). Ora, embora não se espere que um gadget dure para sempre, poderá considerar-se abusivo ter um tablet que parece ter sido concebido para avariar assim que sai do prazo da garantia.

Considerando que os Nexus 7 se venderem "aos milhões" e foram um dos tablets mais recomendados da altura, vamos ver que tal é que o volume de reclamações irá evoluindo, e se chegará ao ponto da Asus ser forçada a reconhecer que existe de facto um problema (e se assim for, qual será a forma como irá lidar com ele.)

7 comentários:

  1. Produtos que avariam com maior frequência depois de acabado o período de garantia... coisa inédita! hehe
    Acredito que seja apenas mais uma coincidência. Duvido seriamente que qualquer mudança de software causa falha abrupta de hardware. Se assim fosse, aquela malta que se põe a brincar com kernels e costum roms só a seguir tutoriais e sem perceber nada do assunto, que há aos montes no xda-developers, já tinham provado "cientificamente" essa teoria há muito tempo. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A explicação é mais simples. A qualidade do hardware é de tal forma que o tempo de vida deste é pouco mais de 2 anos.
      Pode ser que esta treta acabe com os dispositivos modulares.

      Eliminar
  2. Maldita Apple! Faz produtos que passados dois anos dão berro! Oh, wait... 😀

    ResponderEliminar
  3. Tive este problema 1 mes após vencer a garantia e a Asus do Brasil nao faz reparo, somente se tiver na garantia. Fui obrigado a comprar outra placa e substituir eu mesmo para voltar a funcionar

    ResponderEliminar
  4. Tive este problema 1 mes após vencer a garantia e a Asus do Brasil nao faz reparo, somente se tiver na garantia. Fui obrigado a comprar outra placa e substituir eu mesmo para voltar a funcionar

    ResponderEliminar
  5. Como reparar tamanha lentidão num nexus 7original mesmo após um hard reset??

    ResponderEliminar
  6. O meu Nexus 7 2013 morreu hoje... bahhhh... alguém sabe qual a melhor forma de lidar com esta situação actualmente? onde e como é que posso reclamar de modo a evitar ser chulado pela Asus uma vez que não comprei este tablet para o ter apenas e só pelo período de garantia obrigatório? :/

    ResponderEliminar