2015/04/21

Google modifica algoritmo de pesquisa para beneficiar sites mobile-friendly


O Google faz entrar hoje em operação uma alteração que já tinha anunciado há alguns meses, em que passará a beneficiar sites que estejam preparados para ser apresentados em dispositivos mobiles. E como qualquer outra alteração que faça, há quem quase esteja em pânico com o efeito que isto poderá ter nos milhões de sites existentes.

Em primeiro lugar: não, o mundo não vai acabar. Para 99.999% das pessoas tudo continuará como sempre, e nem saberiam que algo tinha mudado se não lhes tivessem dito. Esta alteração do Google afecta apenas as pesquisas feitas a partir de smartphones, e tem como objectivo dar mais prioridade a páginas web que tenham um formato adequado para este dispositivos - um exemplo flagrante seria pesquisarem por algo e o primeiro resultado do Google mostrar-vos uma página feita em Flash, que não poderiam ver.


Por isso, quem está preocupado são as pessoas que tenham sites onde grande parte dos visitantes faça acessos via smartphones, e que não sejam considerados "mobile-friendly" (podem ver se uma página é considerada mobile-friendly ou não usando este verificador do Google) - e mais uma vez, importa relembrar que o Google fez o aviso com vários meses de antecedência para que esses sites de preparassem para esta alteração.

Tal como uns estão em pânico, outros aguardarão com ansiedade esta alteração - que entra hoje em funcionamento mas que poderá demorar semanas até que se faça notar na prática - pois poderá significar a melhoria no ranking do Google de sites que anteriormente estavam mais para baixo nas classificações (e novamente, aplicando-se apenas às pesquisas feitas em smartphones.)


Para além disso importa referir que este critério "mobile-friendly" é apenas um entre muitos outros que o Google utiliza (França bem gostaria de conhecê-los a todos), e continua a ser possível que mesmo um site não mobile-friendly tenha ranking superior a um mobile-friendly, se for considerado de melhor qualidade. Por isso, fazer com que um site esteja preparado para smartphones não é nenhum "bilhete mágico" para o topo dos resultados dado pelo Google.


Pela nossa parte, o AadM é considerado "mobile friendly" - e mesmo que não o fosse, sabemos que quem quiser dar connosco, sabe onde nos encontrar! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)