2015/04/23

Project Fi do Google combina redes celulares e WiFi


Já se sabia que estava iminente o lançamento da rede celular do Google e cá está ela: o Project Fi, com o qual o Google espera vir revolucionar o sector das comunicações mobile.

A aposta neste Project Fi é um tema delicado, pois o Google depende da infraestrutura dos operadores existentes (neste caso da Sprint e T-Mobile) para a fazer funcionar, mas tornando-o naquilo que o Google chama de "uma rede de redes". Na prática acaba por fazer aquilo que muitos já se terão interrogado porque motivo não é feito por cá entre os operadores - ou seja, permitir usar a rede que estiver disponível com melhores condições: o que permitiria que um cliente NOS pudesse fazer chamadas num local onde não houvesse cobertura decente da NOS mas houvesse rede da Vodafone (por exemplo) e vice-versa.

Quer isto dizer que um cliente do Project Fi do Google poderá estar a usar a rede da Sprint, ou da T-Mobile, ou WiFi (no caso de redes WiFi públicas é usada uma VPN para garantir a segurança dos dados), sem ter que se preocupar com esse tipo de coisas. É uma tecnologia que necessita de hardware adequado a esta função (estar simultaneamente ligada a várias redes), e que de momento se parece limitar ao Nexus 6. Um "detalhe" que irá limitar bastante a adesão de potenciais interessados - embora seja de esperar que rapidamente comecem a surgir mais equipamentos no mercado com capacidade para este tipo de redes. Com o Nexus 6 o Google diz que é possível estar a fazer-se uma video-chamada em casa usando WiFi, e sair de casa e passar a usar 3G ou 4G sem que a ligação seja interrompida.


Depois temos as novidades que já se esperavam, de se poder tratar o número de telefone como uma forma de contacto "virtual", ao estilo Google Voice, que pode ser redireccionado para qualquer outro dispositivo que se tenha, fazendo as chamadas a partir de um tablet ou PC mesmo que não se tenha o smartphone por perto; e também a nível do tarifário.


O Project Fi tem uma mensalidade de $20, que dá acesso a chamadas e SMS ilimitadas; e depois recorre a um aditivo de $10 por cada GB de dados que se pretende. A diferença é que o Google devolve o valor correspondente aos dados não usados - pelo que se num mês usarem 2GB simplesmente terão que pagar $10 extra, mas num mês que só gastem 500MB terão direito à devolução de $5. Hummm... será que os restantes operadores perceberão a "indirecta" face às suas práticas de cobrar mesmo que não se use; e de cobrar exorbitâncias desproporcionadas quando se ousa passar o limite de dados?

Embora não pareça ser um tarifário muito mais atractivo face aos que por cá podemos arranjar, importa referir que face aos tarifários nos EUA a coisa se torna mais atractiva. Na T-Mobile, um plano equivalente a este Project Fi com 1GB de dados começa logo nos $40, e provavelmente sujeito a taxas adicionais caso queiram usar os dados via tethering, e sem direito a não pagar pelos dados não usados (que só está disponível nos tarifários superiores). Tem também a grande vantagem de permitir a utilização de dados em qualquer dos mais de 100 países suportados, sem qualquer custo adicional (enquanto por cá se andam nas politiquices de abolir as taxas de roaming no Parlamento Europeu, o Google chega, vê, e vence.)

O grande ponto negativo, é que tal como acontecia com o Google Voice, não me parece que tão cedo o Google se aventure a lançar este Project Fi internacionalmente - mas, quem sabe... talvez o Google nos surpreenda.


1 comentário: