2015/05/05

Microsoft afronta Google dizendo que Android é um "big pile of... code"

Depois de humildemente ter reconhecido as suas más opções, recuando nas suas decisões e feito a vontade aos utilizadores para criar o Windows 10, a Microsoft parece agora ganhar uma arrogância que não parece adequada à sua imagem... atacando o Google e o Android e demonstrando ter uma memória bastante curta e selectiva.

O infeliz comentário foi feito por Terry Myerson (Microsoft Windows chief) numa apresentação, referindo-se à política de actualizações do Android como sendo um "big pile of... code", dizendo que o Google não tem qualquer preocupação em garantir as actualizações para os dispositivos Android e que se recusa a assumir essa responsabilidade.

A Microsoft já tem dimensão e historial suficiente para saber que não se deveria meter em discussões onde definitivamente ficará a perder, como será este o caso.

Provavelmente a Microsoft andará demasiado ocupada a tentar fazer com que o seu Windows corra apps Android (e iOS) para se manter a par de tudo o que o Google tem feito para ultrapassar a questão das actualizações nos equipamentos que não controla directamente - já que nos Nexus, com bugs ou sem eles, a questão das actualizações nem se coloca. O Google alterou significativamente a estrutura do Android de modo a que grande parte dos serviços essenciais passasse a estar em módulos actualizáveis (Google Play Services) em vez de ficarem dependentes de actualizações totais do sistema, garantindo que a grande maioria dos dispositivos Android se mantenham actualizados mesmo que o fabricante nunca lance uma actualização para o seu smartphone.

Mas, mesmo que assim não fosse, a MS terá perdido uma excelente oportunidade para estar calada - uma vez que se parece esquecer da vergonha que foi deixar todos os Windows Phone 7 sem actualização para o Windows Phone 8! Uma situação que certamente gostará de apagar da memória com a promessa de que todos os Windows Phone 8 receberão o Windows 10, mas que não invalida que tenha sucedido - e que tenha sido responsável pelo afastar de milhares dos fãs que inicialmente apostaram na plataforma e se sentiram completamente enganados e abandonados.

E se isso não fosse suficiente, bastará perguntar se o maior "big pile of... " não terá sido o Windows RT, que também parece não deixar quaisquer dúvidas quanto às "preocupações" que a Microsoft terá com a sua continuidade e actualizações.


A campanha de lançamento do Windows 10 estava a ir tão bem... era mesmo necessário terem-se metido neste tipo de conversas?

10 comentários:

  1. Podia tão somente ter elogiado o actual programa de actualizações Microsoft "Mobile" (36 meses para WP >= 512MB Ram) e certamente reforçava isso como uma mais valia. Avenças pessoais entre "gigantes" já toda a gente dispensa.

    ResponderEliminar
  2. Não deixa de ser verdade o comentário dele sobre a política de actualizações do Android. Somente tem é telhados de vidro.

    ResponderEliminar
  3. Google, Nexus e actualizações.... Sempre que oiço falar disto dá-me vontade rir/chorar por ter comprado 2 equipamentos destes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já vou no 4º e ainda não tive razões de queixa (tirando alguns bugs e "opções" que considero já estarem a demorar tempo de mais a ser corrigidos - mas infelizmente isso aplica-se a todos os sistemas, em menor ou maior grau.)

      Nunca mais ninguém se decide a fazer o sistema "perfeito". ;)

      Eliminar
    2. O sistema perfeito é o LeTV Le MAX que tem Lollipop mas também tem um switch físico de mute à lá iPhone :P
      Piadas à parte também tenho tido Nexus e regra geral estão actualizados e funcionam bem, mas ao ritmo que estas coisas têm evoluído é cada vez é mais difícil estarmos inteiramente satisfeitos com o que quer que seja por mais de 6 meses, pois de 3 em 3 meses sai um novo que ultrapassa o melhor em algumas coisas que nos tocam mais como é o caso de uma câmara de filmar que faça 4K com HDR :)

      Eliminar
    3. Ok ainda bem para ti. No ano de 2012 quis experimentar Android e comprei um a Galaxy Nexus e 6 meses depois um Nexus 7 porque pensei que fosse uma alternativa mais barata ao IOS. Enganei-me, e em Outubro de 2012 voltei ao IOS. No meu caso são as velhas máximas, "só se dá valor..." e ..."o que é bom paga-se."

      Quanto ao RT, até parece que existem muitos tablets android com vida útil (actualizações) superior! No caso da Microsoft, não sou de incentivar este tipo de arrogância, mas quem vai à guerra dá e leva, e acho que compreendo de onde ela vem.

      Sou utilizador MAC (9 anos) e IOS (desde 2009), mas ultimamente após ter experimentado alguns telemóveis Lumia, tenho aconselhado familiares meus a comprarem devido ao qualidade/preço que eles representam. Vejo a Microsoft com novo rumo (saída do Balmer, talvez!), tem um SO\Windows Phone fluído, agradável e aparentemente com vontade de crescer/desenvolver num binómio do qual não volto a abdicar, que é o SO ser produzido pela mesma empresa que produz os equipamentos. O windows 10 traz grandes promessas e talvez seja isso a razão da arrogância. Conseguiram captar a minha atenção e gostava de ver a Microsoft a rivalizar com a Apple no modelo de negócio vertical para que o consumidor pudesse sair beneficiado no que toca a concorrência/escolha.

      O Android a meu ver não faz isso, a recolha de dados, marketing e publicidade é prioritário em relação a qualidade de utilização de um "gadget". Enquanto pensarem assim dificilmente se aproximam da perfeição.

      Eliminar
    4. Certo, mas não queiras comparar o estado do Android em 2012, e o que é o lollipop actualmente.

      Em muitas coisas tem mais pormenores "à Apple" do que o próprio ios. :)

      Eliminar
    5. Os Lumia com windows "bons e baratos" vão existindo devido a jogadas muito pouco amigas do consumidor (como muitas outras que passam disfarçadas).
      Todos os Smartphones Android pagam um taxa à MS que indirectamente é usada para prejudicar o Android e baixar o custo dos smartphones MS.
      Se virem a historia da Nokia nos últimos anos dá para perceber que foi conduzida daquela forma (numa espiral de kamikaze) para beneficiar a MS de forma a não deixarem de existir smartphones windows no mercado, pois se a Nokia tivesse feito um modelo com Android, tinha largado tudo o resto e endireitava-se, ou nunca se tinha entortado.
      O desmantelamento da Nokia foi uma perda muito grande tanto para a economia da Europa como para o avanço da tecnologia mobile.
      Não é possível imaginar as repercussões tecnológicas (nos smartphones e não só) se a Nokia tivesse entrado no Android há uns 5 anos.

      Eliminar
    6. Miguel Silva, a Nokia fez modelos Android...

      http://abertoatedemadrugada.com/2014/02/nokia-revela-os-seus-android-x-x-e-xl.html

      http://abertoatedemadrugada.com/2014/06/ms-regressa-ao-android-com-nokia-x2.html


      ...verdade que foi na altura da mudança de "donos", tendo a microsoft "acabado com a brincadeira"...


      http://abertoatedemadrugada.com/2014/07/microsoft-da-por-terminada-brincadeira.html

      Eliminar
    7. Isso são hipóteses... Toda a gente sabe que a Nokia tinha imenso potencial, incluindo ter fechado o seu sistema em tempos "à lá Apple" e ter garantido o seu sucesso.

      Porém, não se preocupem... ainda veremos gigantes actuais a sucumbir face a novas marcas que primam pela qualidade...

      Vejam o exemplo da Sony que acumula prejuízos consecutivos na área mobile ou a BlackBerry... ou quem sabe futuramente o colosso Samsung (que teve quedas enormes nas receitas com o anterior Galaxy S5).

      Uma coisa não duvido, a Microsoft parece ter-se "endireitado" e certamente não vai ousar estragar a tradição Nokia nos seus actuais e futuros Lumias...

      No mundo mobile tudo é uma incógnita a curto/médio prazo... que o diga a Cyanogen que tem pretensões de "roubar" o Android à Google... :)

      Eliminar