2015/05/20

Operadores não querem ANACOM a controlar as suas campanhas publicitárias

Depois de décadas a tomarem liberdades publicitárias a iludir os consumidores, surge a proposta de que as campanhas publicitárias dos operadores tenham que ser previamente sujeitas a aprovação da ANACOM. Obviamente... os operadores estão contra.

Nada me daria mais prazer do que poder alinhar pelo lado dos operadores de telecomunicações e dizer que esta medida de pré-aprovação das campanhas publicitárias pela ANACOM era desnecessária. Seria sinal de que estaríamos num mercado onde os operadores operavam de forma transparente e com respeito pelos clientes.

Infelizmente, o historial que têm tido ao longo dos anos demonstra o contrário, tendo sido muitos os casos em que tivemos que batalhar contra campanhas manifestamente enganosas, e onde o "ilimitado" era regulamente usado como chamariz para serviços que na verdade tinham limites (que muitas vezes eram secretos - e que alguns ainda o são hoje em dia.)

Daí que, desculpem-me senhores operadores... demorou, mas finalmente vão ter aquilo que a vossa própria atitude provocou (assumindo que a proposta é aprovada e isto entra mesmo em vigor.) É também da forma que na ANACOM passam a ter um pouco mais de trabalho, relembrando-nos que existem e talvez incentivando-os a manter um olhar mais atento sobre o nosso mercado.


4 comentários:

  1. O problema é que a essa coisa chamada anacom, em vez de pugnar pelos direitos dos consumidores, é um feudo das operadoras.

    É como o banco de portugal, qualquer queixa que lhes seja apresentada é rebatida pelo infractor com meia dúzia de linhas escritas por um qualquer advogado e a coisa morre ali mesmo.

    Para haver estes reguladores, mais vale estarmos sozinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto. A ANACOM não é propriamente imparcial pelo que se tem visto.

      Eliminar
    2. Por concordar com os dois intervenientes anteriores vi-me forçado a votar "indiferente".


      Já agora, alguém me pode dizer quando foi que o Traffic Shaping passou a ser legal? Tinha a certeza de não o ser...
      http://www.anacom-consumidor.com/em-destaque/sabe-o-que-e-o-traffic-shaping.html

      Eliminar
  2. É completamente indiferente.
    A ANACOM está mais do lado das operadoras do que dos consumidores, por isso, vai dar ao mesmo.
    Das duas vezes que tive de recorrer ao livro de reclamações (MEO e Vodafone) e resposta que recebi foi tipo: "Não temos nada a ver com isso."

    ResponderEliminar