2024/04/18

Barcelona esconde autocarro do Google Maps para escapar a turistas

O Município de Barcelona recorreu a uma solução original para facilitar a vida aos residentes, escondendo uma das linhas de autocarros do Google Maps e Apple Maps.

Barcelona é uma cidade turística e isso é algo que acarreta alguns entraves aos residentes. Há muito que os moradores de La Salut se queixam de não poderem regressar a casa por causa dos autocarros da linha 116 estarem completamente lotados por turistas que querem visitar o Parque Güell de Antoni Gaudí, a segunda atracção turística mais visitada na cidade, depois da basílica da Sagrada Familia.

Sabendo que a maioria dos turistas recorre a apps como o Google Maps e Apple Maps para planearem as suas viagens, tinha surgido a ideia de retirar as referências ao autocarro 116 destes serviços, medida que de facto foi implementada, e com os resultados esperados: os moradores têm agora maior facilidade de utilizar esta linha no seu dia a dia.
Embora o Município não tenha confirmado que pediu a remoção, do lado da Google foi esclarecido que a única forma de retirar uma linha de transporte do serviço seria através um pedido por parte de uma entidade oficial.

Mesmo tendo surtido o efeito pretendido, não deixa de poder ser criticado que talvez fosse mais proveitoso ter tentado resolver a origem do problema do que disfarça-lo escondendo-o dos turistas. Enquanto cidade turística que deve muitas das suas receitas aos visitante, talvez tivesse sido de melhor tom ter reforçado os transportes para esse local, de modo a beneficiar tanto os residentes como os turistas, sem ter que recorrer a estas tácticas latinas.

5 comentários:

  1. Deviam fazer algo do género para esconder a Praça do Comercio em Lisboa para podermos voltar a ter 2 faixas de rodagem em cada sentido e uma circulação do transito normal para os Portugueses que precisam de passar obrigatoriamente por lá pois com tanta atenção aos turistas resolveram criar um AVC permanente naquela artéria que circulava Lisboa por baixo há 20 anos.

    ResponderEliminar
  2. Se isto é possível, seria importante desviarem o trânsito nas estradas rurais e secundárias junto ao autódromo internacional do Algarve.

    Em dias de corridas de grande afluência, aquele meio rural torna-se num autêntico inferno.

    ResponderEliminar
  3. Primeiro tentam segregar os turistas dos residentes. Quem sabe que outras ideas giras de segregação poderão ter no futuro.

    ResponderEliminar