2015/05/08
Tráfego "ilimitado" também tem limites na Verizon
Já por cá muito debatemos a velha questão do tráfego ilimitado mas com limites, mas em jeito de solidariedade não podemos deixar passar que também nos EUA se colocam questões idênticas, mesmo em ligações que publicamente tinham sido anunciadas como "mesmo sem limites".
Novamente, um utilizador foi surpreendido ao ser informado pelo seu operador que o seu consumo estava a ser considerado excessivo e que teria o seu serviço terminado caso não o reduzisse para valores normais.
Este cliente estava a usar uma média de 7TB por mês, e importa referir que é um cliente do serviço de fibra de 500Mbps (que custa uns exorbitantes $315 dólares por mês) pelo que à partida já seria de esperar que fosse alguém que realmente desse uso à sua ligação. Mas a Verizon considera que usar tal quantidade de dados é "exagerada" - novamente, importa relembrar que se trata de uma ligação ilimitada, para a qual tinha sido dito que não existiam quaisquer limites - e obviamente, nem sequer referindo qual será o misterioso valor que considera aceitável.
Neste caso, embora se possa estar a pensar que um tráfego de 7TB é mesmo "exagerado" se não for para utilizações ilegais, temos que este cliente participa em projectos voluntários de crawling da web, que explicam este tipo de consumo; sendo que nem deveria ter que se justificar ou explicar: uma vez que está a usar um serviço que lhe foi fornecido como "ilimitado".
Aliás, coloca-se a pergunta: se não se pode dar uso a uma ligação de 500Mbps paga a peso de ouro, que sentido faz a Verizon estar a fornecê-lo? Será apenas para a vender a quem estiver disposto a pagar por algo que não irá usar?
... Imagino que se fosse numa área onde estivesse disponível o Google Fiber, a Verizon certamente não teria problemas em oferecer velocidades de 1GB a menos de metade do preço que aqui está a cobrar...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)